Xerox adquire Lexmark

A Xerox Holdings Corporation chegou a acordo para a aquisição da Lexmark International, Inc., num negócio avaliado em 1,5 mil milhões de dólares, incluindo os passivos registados.

Esta aquisição irá reforçar o portfólio principal de impressão da Xerox e construir um negócio global de impressão e serviços de gestão de impressão, “ainda mais robusto e preparador para satisfazer as crescentes necessidades dos clientes, onde os locais de trabalho são cada vez mais híbridos”.

Steve Bandrowczak, CEO da Xerox explica que “a aquisição da Lexmark reunirá duas empresas líderes do setor com valores partilhados, forças complementares e um profundo compromisso com o avanço da indústria da impressão para criar uma organização mais forte”.

Diz ainda o mesmo responsável que “ao combinarmos as nossas capacidades, estaremos a reforçar a nossa reinvenção e a tornarmo-nos mais bem preparados para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo e servir os nossos clientes em todos os mercados”.

“A Lexmark orgulha-se de ao longo da sua história servir os seus clientes com tecnologia, soluções e serviços de âmbito mundial, pelo que estamos entusiasmados em juntarmo-nos à Xerox e expandir o nosso alcance com conhecimentos partilhados e um portfólio ainda mais forte”, reforça Allen Waugerman, Presidente e Diretor Executivo da Lexmark.

A Lexmark, com sede em Lexington é um  um parceiro de longa data da Xerox, fornecendo soluções e tecnologias de impressão e serviços digitais que incluem impressoras e multifunções.

Ao combinar as soluções da Lexmark com a tecnologia Xerox ConnectKey e os seus serviços avançados de impressão e soluções digitais, a aquisição criará “um portfólio de nível superior e sublinha o compromisso da Xerox em reforçar o seu valor junto de clientes e parceiros”.

A transação irá também reforçar a capacidade da Xerox em servir os clientes num mercado de grande oportunidade e crescimento, que é dos equipamentos a cores A4 e diversificar a distribuição e presença geográfica, incluindo a região Ásia-Pacifico.

Juntas, a Lexmark e a Xerox terão uma quota global no Top 5 em todos os segmentos de impressão (Entry, Mid), incluindo a impressão de produção (High-end) e podem ainda “reforçar a liderança no mercado de serviços de gestão de impressão (MPS)”.

Esta nova organização irá servir mais de 200 mil clientes em 170 países, com 125 instalações de fabrico, distribuídas por 16 países.

“Espera-se que os nossos valores e visão partilhados simplifiquem as operações e impulsionem eficiências, aproveitando o melhor de ambas as empresas e tornar ainda mais fácil trabalhar com a Xerox”, acrescenta Bandrowczak.

A Xerox e a Lexmark possuem operações complementares e,  juntas, as empresas formam um fabricante, distribuidor e fornecedor verticalmente integrado de equipamentos de impressão e MPS, que cobre todas as geografias e tipos de clientes com um portfólio completo de ofertas de impressão e serviços de impressão.

Espera-se que a transação aumente imediatamente o lucro por ação e o cash flow disponível. A Xerox acredita que a transação acelerará a realização de um dos objetivos financeiros da estratégia de “Reinvenção” ao estabilizar as receitas e o lucro operacional ajustado a dois dígitos.

Isto será possível através de uma melhor posição competitiva e exposição a segmentos de crescimento mais rápido dentro da impressão.

Irá igualmente ser possível realizar a redução de custos em cerca de 200 milhões de dólares, fruto das sinergias identificadas a serem realizadas no prazo de dois anos após o fecho da transação.

Por outro lado, a transação reduzir imediatamente o rácio de alavancagem da dívida bruta da Xerox, de 6,0x a 30 de setembro de 2024, para aproximadamente 5,4x antes das sinergias.

A alavancagem da dívida bruta pró-forma será reduzida para aproximadamente 4,4x, com o benefício de 200 milhões de dólares em sinergias de custos.

Com um melhor cash flow a prioridade será o reembolso da dívida, pelo que a Xerox espera reduzir o seu rácio de alavancagem da dívida bruta para menos de 3,0x a médio prazo.

Nos termos do acordo, a Xerox irá adquirir a Lexmark pelo valor total de 1,5 mil milhões de dólares, incluindo a dívida líquida e outros passivos registados.

A Xerox espera financiar a aquisição com uma combinação de cash flow disponível e financiamento de dívida.

Juntamente com este financiamento, o Conselho de Administração da Xerox aprovou uma alteração à política de dividendos, e, assim, reduziu o dividendo anual da Xerox de 1 dólar por ação para 50 cêntimos por ação, a começar com o dividendo esperado a ser declarado no primeiro trimestre de 2025.

Esta redução do pagamento de dividendos proporciona maior capacidade incremental para reduzir a dívida, enquanto continua a recompensar os acionistas com um rendimento acima do praticado no mercado.

O Conselho de Administração da Xerox aprovou por unanimidade a transação.

A transação está sujeita às aprovações regulatórias, aprovação dos acionistas da Ninestar e outras condições habituais de fecho.

A previsão é que conclua a transação no segundo semestre de 2025.

Até lá, tanto a Xerox como a Lexmark irão manter as suas operações atuais e as suas operações de forma independente.

Redação Silicon

Recent Posts

gaminghub impulsiona indústria de videojogos

Crescimento da comunidade, aposta na internacionalização e parcerias com universidades são os principais objetivos para…

4 dias ago

Kaspersky integra Aliança Global da UNIDO

A colaboração estratégica reflete o compromisso da empresa em fazer avançar a utilização segura e…

7 dias ago

GMV desenvolve novos serviços do Programa Galileo

As mensagens de alerta irão incluir informação sobre o tipo de risco, a sua gravidade,…

1 semana ago

Portuguesa Meight capta €3,4 milhões para impulsionar expansão europeia

A startup portuguesa está a trabalhar a gestão de transportes rodoviários na Europa com soluções…

1 semana ago

Schneider Electric contribuiu para restauração da Notre Dame

A empresa optou por doar soluções de última geração para a gestão de energia e…

1 semana ago

Kyndryl e Nokia reforçam oferta de serviços de networking de centros de dados

A expansão desta parceria visa impulsionar o crescimento e a modernização dos centros de dados…

2 semanas ago