Categories: EmpresasInovação

World Strategy Summit alerta para importância da transformação digital nas empresas

Com uma manhã dedicada às boas práticas internacionais, o evento arrancou com a apresentação da Association for Strategic Planning Iberia (ASP Iberia) centrada em planeamento estratégico, intitulada “Think Digital!”. Durante esta apresentação os oradores deixaram algumas recomendações relativas a transformação digital a todos os participantes, guiadas pela framework Think-Plan-Act da ASP.

Seguiu-se a sessão promovida pelo Business Case institute (BCI) que se focou no tema “Plan your Portfolio!”, em que os oradores deram uma especial atenção à quantificação, controlo e validação de benefícios em projetos de digitalização.

Por último, uma apresentação a cargo do Project Management Institute Portugal (PMI Portugal), sob o mote “Act and Make it Happen!” focada nas boas práticas e principais desafios da gestão de projetos e programas de transformação digital.

“O evento teve por objetivo partilhar algumas experiências aplicáveis a transformações digitais, um tema cada vez mais importante nas agendas dos gestores globais, tentando assim reduzir uma curva de aprendizagem que, por vezes, se vê muito dolorosa”, afircom Jorge Guedes, Chair do World Strategy Summit Europe 2017.

O evento contou também com uma mesa de debate que se focou no tema “Thought leadership for a better digital foresight”. Os convidados foram: o Prof. Dr. Álvaro Nascimento (Professor na Universidade Catolica do Porto), com o Prof. Dr. Pedro Ruivo (Solution Advisor for Digital Transformation na SAP Portugal), com o Eng. Pedro Salgueiro (Director para Desenvolvimento de Negocio da CRITICAL Software) e com o Eng. Filipe Caetano (Vice Presidente para Gestão de Produto na Coriant). O painel foi moderado pelo Prof. Dr. Leandro Pereira, docente do ISCTE e CEO da WINNING Scientific Management.

Relativamente às principais conclusões, o professor Leandro Pereira refere que “identificar se a estratégia está adaptada às tendências do mercado e às verdadeiras necessidades organizacionais; definir processos de gestão da mudança; apoiar a identificação de novas formas de criar valor; apoiar a exploração de oportunidades do mercado; implementar processos que ajudem na definição da estratégia organizacional e na definição de modelos de governação são imperativos, que visam acelerar o crescimento das empresas aumentando o desempenho organizacional e a competitividade nacional.”

A organização esteve a cargo do capítulo ibérico da Association for Strategic Planning (ASP Ibéria), contando com o apoio da CRITICAL Software, da WINNING Scientific Management e do ISCTE. Teve ainda como parceiros o Business Case Institute (BCI), o Project Management Institute Portugal (PMI Portugal), a Wondermags, a CXO Weekly e a The Digital Transformation People.

João Pardal

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

18 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago