Com uma manhã dedicada às boas práticas internacionais, o evento arrancou com a apresentação da Association for Strategic Planning Iberia (ASP Iberia) centrada em planeamento estratégico, intitulada “Think Digital!”. Durante esta apresentação os oradores deixaram algumas recomendações relativas a transformação digital a todos os participantes, guiadas pela framework Think-Plan-Act da ASP.
Seguiu-se a sessão promovida pelo Business Case institute (BCI) que se focou no tema “Plan your Portfolio!”, em que os oradores deram uma especial atenção à quantificação, controlo e validação de benefícios em projetos de digitalização.
Por último, uma apresentação a cargo do Project Management Institute Portugal (PMI Portugal), sob o mote “Act and Make it Happen!” focada nas boas práticas e principais desafios da gestão de projetos e programas de transformação digital.
“O evento teve por objetivo partilhar algumas experiências aplicáveis a transformações digitais, um tema cada vez mais importante nas agendas dos gestores globais, tentando assim reduzir uma curva de aprendizagem que, por vezes, se vê muito dolorosa”, afircom Jorge Guedes, Chair do World Strategy Summit Europe 2017.
O evento contou também com uma mesa de debate que se focou no tema “Thought leadership for a better digital foresight”. Os convidados foram: o Prof. Dr. Álvaro Nascimento (Professor na Universidade Catolica do Porto), com o Prof. Dr. Pedro Ruivo (Solution Advisor for Digital Transformation na SAP Portugal), com o Eng. Pedro Salgueiro (Director para Desenvolvimento de Negocio da CRITICAL Software) e com o Eng. Filipe Caetano (Vice Presidente para Gestão de Produto na Coriant). O painel foi moderado pelo Prof. Dr. Leandro Pereira, docente do ISCTE e CEO da WINNING Scientific Management.
Relativamente às principais conclusões, o professor Leandro Pereira refere que “identificar se a estratégia está adaptada às tendências do mercado e às verdadeiras necessidades organizacionais; definir processos de gestão da mudança; apoiar a identificação de novas formas de criar valor; apoiar a exploração de oportunidades do mercado; implementar processos que ajudem na definição da estratégia organizacional e na definição de modelos de governação são imperativos, que visam acelerar o crescimento das empresas aumentando o desempenho organizacional e a competitividade nacional.”
A organização esteve a cargo do capítulo ibérico da Association for Strategic Planning (ASP Ibéria), contando com o apoio da CRITICAL Software, da WINNING Scientific Management e do ISCTE. Teve ainda como parceiros o Business Case Institute (BCI), o Project Management Institute Portugal (PMI Portugal), a Wondermags, a CXO Weekly e a The Digital Transformation People.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…