Winning investe meio milhão de euros em novo Centro de Competências
A portuguesa Winning Scientific Managemen anunciou um plano de investimento de meio milhão de euros em 2016, para o desenvolvimento do seu Centro de Competência em Scientific Data, incluindo a contratação de cerca de meia centena de novos consultores com especialização em Data Science.
Segundo a própria empresa, os objetivos atuais da Winning advém das crescentes necessidades detetadas nos seus mercados de atuação e estão em alinhamento com o posicionamento que a empresa adotou, através do desenho de soluções que recorrem sempre a modelos de gestão Científica.
De acordo com Ricardo Santos, partner da Winning e responsável pelo novo centro de competência em Scientific Data, “a tecnologia veio intensificar aquilo a que podemos chamar de dinamismo e velocidade dos meios envolventes, sendo a principal consequência desta, a crescente complexidade. A gestão e os gestores têm o desafio de garantir a sobrevivência e sustentabilidade das suas empresas, vendo-se forçados a um constante processo de reinvenção e adaptação, como única alternativa para perdurar no tempo. Por sua vez, a Ciência que com a missão de racionalmente compreender o mundo, é necessária para um conjunto crescente de áreas do saber, sendo vista como única forma de gerar entendimento num meio onde a realidade viaja a uma velocidade alucinante. Consequentemente, o gestor do futuro vê-se forçado a trabalhar com factos e não com opiniões, representando a tecnologia e ciência, ferramentas de trabalho imprescindíveis para o alcançar do sucesso.”
Diz a empresa em comunicado que a crescente complexidade do mundo e dos negócios tem vindo a aumentar os impactos negativos que advêm das lacunas do processo de tomada de decisão, e por isso, é cada vez mais importante garantir uma elevada previsibilidade das decisões, e ao mesmo tempo uma redução do risco associado. “A informação circula a uma fugacidade que impede a rápida compreensão da mesma, e por isso, a capacidade de relacionar causas com efeitos, no que aos acontecimentos diz respeito, representa uma vantagem competitiva para as empresas”.
Como resposta a estas atuais necessidades do mercado, surge o tema que a Winning intitula de Scientific Data “com o objetivo máximo de colmatar aquelas que são as necessidades mais importantes do Gestor atual aquando da tomada de uma decisão, tendo por base a Gestão, Ciência e Tecnologia.” refere no mesmo comunicado Ricardo Santos.
O número de colaboradores da Winning tem vindo a crescer de ano para ano, ultrapassando já mais de uma centena de consultores e em 2016 a empresa tem o objetivo de integrar entre 40 a 50 Cientistas da Informação (Data Scientists). “Estes profissionais possuem um perfil muito especializado, reunindo técnicas matemáticas e analíticas e relacionando toda a informação disponível – de forma interna e externa à organização – para obter novas visões sobre o negócio”.