WhatsApp tem falha de segurança que permite acesso às mensagens

O WhatsApp é conhecido como uma plataforma de mensagens que ganhou sucesso por ter uma encriptação end-to-end mas a falha agora divulgada deixa que as mensagens possam ser lidas pelo Facebook ou, eventualmente por outra organização. No entanto, vale a pena referir que isto não coloca às mesmas à mercê dos hackers.

De acordo com o The Guardian, o backdoor foi identificado por Tobias Boelter em abril de 2016 que reportou a situação ao Facebook. A empresa argumentou que esse era o “comportamento esperado” e que não iam trabalhar para o resolver. O jornal britânico indica que verificou e que a vulnerabilidade ainda existe.

O Signal, o protocolo de segurança utilizado pelo WhatsApp, não apresenta a falha agora divulgada e a empresa já veio dizer que o backdoor foi implementado por questões relacionadas com a entrega das mensagens e para que as mesmas não se percam.

Vale a pena referir que quando um utilizador envia uma mensagem a outro, é gerada uma chave de segurança que apenas o destinatário é capaz de desbloquear. O WhatsApp refere que mesmo que a mensagem seja interceptada, não será possível o acesso ao conteúdo por terceiros porque não possuem a chave.

A vulnerabilidade está relacionada com as chaves das mensagens que são entregues quando o utilizador está offline. É este processo de reencriptação e retransmissão que efetivamente permite que o WhatsApp intercepte e leia as mensagens.

A possibilidade desta falha ser intencional para que os governos tenham acesso às mensagens trocadas,  foi veementemente negada pela empresa em declarações ao TechCrunch.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago