A medida foi anunciada no blogue da WhatsApp, que na semana passada celebrou sete anos de existência, e inclui a mais recente versão, BlackBerry 10. O fim do suporte está marcado “para o final de 2016”, ficando por determinar se é no último dia do ano ou algures no último trimestre.
“Quando lançámos o WhatsApp em 2009, o uso de aparelhos móveis era muito diferente”, refere a empresa, lembrando que a App Store da Apple tinha apenas alguns meses. “Cerca de 70% dos smartphones vendidos na altura tinham sistemas operativos oferecidos pela BlackBerry e Nokia”, continua. A Apple, Google e Microsoft juntas tinham menos de 25%. Hoje, estas são as marcas dominantes, que controlam 99,5% das vendas; só a Apple e a Google têm cerca de 95%.
“Queremos focar os nosso esforços nas plataformas móveis que a maioria das pessoas usa”, indica a empresa, que pertence ao Facebook. O fim do suporte do WhatsApp Messenger não vai afetar apenas a BlackBerry; também irá acabar para as versões 2.1 e 2.2 do Android, Windows Phone 7.1, Nokia S40 e Nokia Symbian S60.
Os responsáveis da marca sublinham que estas plataformas já não oferecem o tipo de funcionalidades de que precisam para expandir a aplicação no futuro. “Foi uma decisão difícil de tomar, mas a correta.” A empresa recomenda aos utilizadores que têm smartphones com uma destas versões que façam o upgrade para um smartphone mais recente.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…