WeDo lança App para combater fraude de chamadas internacionais

A WeDo , anunciou uma nova aplicação que irá ajudar as Operadores de Telecomunicações, a reduzir um dos maiores tipos de fraude nesta área – International Revenue Share Fraud (IRSF) – que representa perdas de receita na ordem dos 10,7 Billiões de dólares por ano.

‘Este tipo de fraude é dos mais difíceis de eliminar tendo em conta a enorme complexidade do ecossistema de redes móveis, uma vez que envolve inúmeros operadores e teve um crescimento de 500% entre 2013 e 2015. Esta App permite aos operadores lidar com a actividade fraudulenta dos dias de hoje relativamente a roaming, bypass e IRSF, equipando os operadores a conseguirem identificar futuras áreas de fuga de receita. Por ser uma solução na cloud permite-lhes ainda maior velocidade, agilidade e sofisticação na forma como gerem a sua garantia de receita e gestão de fraude”, afirma  Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies.

Um exemplo comum deste tipo de fraude – IRSF – é o wangiri, termo japonês que significa ‘one ring and cut’, em que entidades fraudulentas detentoras de números internacionais incentivam a geração de tráfego através de chamadas fraudulentas aleatórias e em massa, recebendo parte da receita do tráfego terminado nesses destinos. Quando esse tipo de fraude é feita através de sms denomina-se smishing – onde o consumidor, ao clicar no link, está igualmente a ser alvo de actividades fraudulentas.

No início deste ano, a WeDo Technologies lançou o RAID.Cloud, que oferece uma abordagem simples, rápida e inteligente para gerir fraude nas telecomunicações.

 

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago