Web Summit | Os drones são parte do processo de digitalização das empresas

Os drones tem um enorme potencial para utilização comercial e foi nesse fato que se focaram os dois intervenientes. Jonathan Downey referiu que há alguns obstáculos nomeadamente em termos legislativos mas que espera que sejam rapidamente ultrapassados.

“Vemos muitas empresas que usam drones em pequena escala há 2 ou 3 anos e que esperam que a legislação esteja pronta e que a tecnologia esteja pronta para conseguirem escalar a sua utilização,” indicou Downey.  

Falando de um tema que lhe é “querido”, a digitalização, John Chambers indicou que parte das razões pelas quais as empresas vão tropeçar no processo da digitalização é que fazem o erro de dar a tomada de decisão sobre os drones a executivos muito “abaixo do CEO”.

“O CEO tem de ser  dono do processo de digitalização da empresa”,  acrescentou.

O que a Airware aconselha é que as empresas estejam preparadas porque a implementação de um projecto de drones para utilização comercial num negócio pode levar entre 18 a 24 meses para ficar operacional.

“Quando falamos de digitalização, e nomeadamente da tecnologia de drones com uso comercial, em grandes companhias quando daqui a 5 anos olharmos para 2016 vamos pensar como é faziamos o nosso trabalho sem esta tecnologia?” , esta é a opinião de  Jonathan Downey que considera que, nessa altura, esta tecnologia terá uma adopção muito abrangente.

Chambers referiu, tal como já o tinha feito na sua primeira intervenção no Web Summit, que todos os países e todas as empresas vão ser digitais. “Os drones são, provavelmente, a forma mais visível do que a digitalização significa porque são cloud, são robôs aeronauticos,  são vídeo e  segurança” disse o executivo.

“Se vocês acreditarem, como eu, que no final de 2020, todas as grandes companhias serão digitais, é fácil perceber que a digitalização já e parte dos planos dos CEOs. A digitalização através dos drones é um dos elementos desse processo e deve ser iniciada já” finalizou o Chairman da Cisco.

 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago