Mike Schroepfer, era um dos nomes mais esperados no Web Summit. “Estão preparados para falar sobre o futuro?”, foi assim que começou a intervenção do CTO da rede social Facebook. A sessão centrou-se nas três prioridades principais para a empresa: conectividade, inteligência artificial e realidade virtual. “São estes os maiores problemas que estamos a tentar resolver para o futuro”, referiu o responsável pela área tecnológica do Facebook.
No que diz respeito à conectividade Mike Schroepfer disse que “existem 1,4 mi milhões de pessoas no mundo sem acesso à internet e o que queremos é que elas se juntem a este debate.” O Facebook luta para levar internet e conectividades a todas as pessoas no mundo.
Foi com a intenção de conectar as zonas mais remotas onde não há grande ligação à rede que o Facebook quis lançar o seu último satélite. Contudo, o foguetão Falcon 9 da SpaceX que levava a bordo o satélite explodiu e isso foi referido pelo CTO do Facebook. O contra-tempo atrasou os processos de conectividade. No entanto, os projetos como o Open Compute Project ou o Telecom Infra Project não deixam que a luta do Facebook pela conectividade desfaleça.
Em relação à segunda preocupação, a inteligência artificial, o Facebook tem vindo a trabalhar nos últimos anos em projetos ligados a esta temática. Segundo o executivo, por dia são partilhadas no mundo dois milhões de fotografias através da rede social. Schroepfer referiu que este número demonstra uma “revolução na computação e nos computadores, que agora permite até a uma pessoa que não veja possa participar na partilha e consiga comunicar através do Facebook, graças ao poder da inteligência artificial.”
Para Mike Schroepfer, a inteligência artificial deve ser posta ao serviço das pessoas para que a possam “utilizar nos seus bolsos.” Nesse sentido, o CTO mostrou uma ferramenta semelhante à aplicação prisma que permite que os vídeos em direto recebam máscaras que transformam a imagem em diversos estilos artísticos à medida que se vai filmando.
No que diz respeito à realidade virtual, Schroepfer reforça que tem o poder de transportar as pessoas em pouco tempo para uma realidade totalmente diferente. Com esta tecnologia é possível que as pessoas se sintam como se estivessem no topo de um edifício quase a cair. Esta transportação permite também que no Brasil estejam a desenvolver uma forma de utilizar a realidade virtual para ajudar as pessoas com as partes inferiores do corpo a voltarem a andar.
Mas a grande questão coloca-se “como podemos trazer a realidade virtual para o mundo? Como podemos tornar esta tecnologia mais barata e disponível para todos?”, questiona Mike Schroepfer. É nesse sentido que o Facebook tem vindo a desenvolver os projetos Oculos rift, gearVR e Standalone. “É neste tipo de tecnologia que acreditamos que se pode trazer a realidade virtual às massas”, explicou. A capacidade de comunicar através da realidade virtual é uma aposta da empresa que todos os dias trabalha para melhorar e tornar acessível essa tecnologia às pessoas.
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