Web Summit | Carlos Moedas anuncia fundo de mil milhões de euros

O objetivo deste fundo é que as empresas que são criadas na Europa fiquem na Europa.

“Hoje as empresas nascem na Europa, eu diria que é fácil criar empresas na Europa, mas depois começam a crescer e têm que ser vendidas muitas vezes a fundos norte-americanos ou outros porque nós não temos fundos de dimensão para investir nesse crescimento” disse Carlos Moedas.

O eurodeputado esteve também presente durante a manhã numa das palestras que seguia o tema “Encontrar o chamamento na economia digital”. Acompanhado por Mathieu Nebra, Leila Janah e Joe Green, foi discutido o futuro das sociedades.

Moedas contou o seu “chamamento”, a razão porque deixou a engenharia e a economia e se dedicou à política. Sentiu que o trabalho que fazia não tinha impacto e que precisava de fazer algo com impacto. “No início, entrar na política foi muito complicado”, afirmou o eurodeputado.

Durante o debate, uma ideia foi enfatizada pelos três speakers; os “millennials” procuram usar a economia digital para “fazer do mundo um lugar melhor”. A ideia é de Leila Janah, CEO da SAMA e LXMI, duas empresas com missões sociais de acabar com a pobreza generalizada no mundo.

“A tecnologia está aqui para resolver problemas e as máquinas são melhores que os humanos em muita coisa. Os médicos do passado tinham de olhar para os Raios X para encontrarem um cancro, se tivermos uma máquina que encontre um cancro, um médico do futuro pode olhar para a doença por outros prismas.” explicou Carlos Moedas.

O problema geral da economia digital, segundo os palestrantes é que a população está a reparar na mudança sem a entender.

“O mundo mudou muito e as profissões do futuro serão muito diferentes das do passado” disse o eurodeputado. No entanto, lembrou que os Europeus são “intolerantes com a falta de qualidade”, por isso será possível criar emprego e fazer a Europa crescer perante a economia digital.

Joana Leça

Recent Posts

80% reconhece a importância do Regulamento dos Serviços Digitais

Mais de 79% admite que opiniões online de consumidores impactam escolha da marca enquanto os…

2 dias ago

Ubiwhere apresenta produtos-piloto da Digital Nervous System Testbed

A solução foca-se na transição digital e permite avançar com a simulação de cenários reais…

3 dias ago

Pipedrive reforça as soluções de inteligência artificial

O CRM está a consolidar o seu compromisso com a IA através de um desenvolvimento…

4 dias ago

MEO acolhe 60 novos talentos no programa de trainees DarWiN

Estes jovens vão trabalhar em projetos desafiantes das várias áreas de negócio, tais como engenharia…

1 semana ago

Portuguesa KWAN aposta na Bélgica e Alemanha

A consultora nacional pretende ultrapassar este ano a meta dos 18 milhões e conta neste…

1 semana ago

Arsenal e NTT DATA anunciam parceria de transformação digital

O acordo plurianual vai dar origem a experiências personalizadas e de excelência para os adeptos…

1 semana ago