Vodafone Portugal desenvolve central de comunicações para a Câmara de Cascais

A Vodafone Portugal é responsável por desenvolver uma central de comunicações dedicado a servir a totalidade do município de Cascais. O projeto chama-se One Net e integra serviço fixo e móvel de telecomunicações na cloud.

Desde início de 2017 que a Vodafone Portugal é responsável pela a prestação dos serviços de comunicações fixas, móveis e de dados à Câmara Municipal de Cascais (CMC), através de uma solução global e convergente desenhada à medida das necessidades da entidade.

O projeto engloba a Câmara Municipal de Cascais e todo o universo empresarial da Câmara (Cascais Próxima, Cascais Ambiente, Cascais Envolvente, Cascais Dinâmica, DNA Cascais, Associação São Francisco Assis e Fundação D. Luís I) e assenta na migração destas para a plataforma Vodafone One Net, uma central de comunicações completa, avançada, segura e flexível que integra na cloud o serviço fixo e móvel.

“A Câmara Municipal de Cascais representa mais um projeto de elevada amplitude e sofisticação para a área empresarial da Vodafone Portugal, reforçando assim o seu posicionamento neste segmento. A solução Vodafone One Net, que já contabiliza internacionalmente mais de cinco milhões de utilizadores, permitirá dotar o Município de uma infra-estrutura de comunicação de última geração”, afirma João Mendes Dias, responsável pela área empresarial da Vodafone Portugal.

Entre as múltiplas funcionalidades da Central de Comunicações da Vodafone destacam-se, por exemplo, a integração de serviços de gestão de chamadas, como sejam filas de espera, de atendimento automático, de reencaminhamento e a transferência de chamadas, de numeração curta, de anúncio de ausência ou de período de encerramento das entidades do Município, num ambiente que integra telefone móvel, fixo, fax, tablet e PC.

De acordo com o comunicado de imprensa, o projeto da Vodafone Portugal é alicerçado numa rede de fibra ótica de última geração que tem alcance a mais 2,6 milhões de lares e empresas. A rede engloba também todos os serviços móveis e fixos, acessos à solução de central telefónica virtual, pacotes de triple play, aditivos de dados, entre as outras tipologias de serviço atestam a magnitude do contrato.

De modo que a CMC possa tirar o melhor proveito da solução, a Vodafone irá disponibilizar ainda o iTeam, uma equipa técnica especializada e preparada para ajudar as empresas municipais na gestão e configuração personalizada do One Net.

“A Câmara Municipal de Cascais adotou a solução One Net da Vodafone como solução de comunicações unificadas, o que lhe permitirá uma convergência fixo-móvel em todo o universo municipal, facilitando a comunicação entre todos os colaboradores e a redução dos custos de comunicações globais. Esta opção resulta da estratégia assumida por Cascais de liderança na transformação digital no setor público e de smart cities, com os objetivos de eficiência global e do aumento da qualidade do serviço prestado aos seus munícipes”, refere Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.