Vodafone mantém-se no vermelho com quebra de 1,1% no terceiro trimestre

Os números do terceiro trimestre assinalam “claros sinais de recuperação”, diz a operadora, embora o volume de negócios total se mantenha em terreno negativo – foram 245,5 milhões de euros no trimestre, uma quebra de 1,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os sinais positivos de a Vodafone fala residem nas receitas de serviço, que subiram 0,6% para 222,7 milhões de euros. No entanto, é ainda um item em queda quando comparado com o segundo trimestre do ano fiscal, em que as receitas de serviço tinham atingindo 231,6 milhões.

Se fosse excluído o efeito das tarifas de terminação móvel, as receitas cresceriam 2,3%, indica o comunicado da empresa. “Este resultado foi impulsionado pelo forte e continuado crescimento nas receitas de serviço do fixo“, refere a Vodafone, com um salto de 40,8%. A sua base de clientes é agora de 473 mil, mais 32,3% que no trimestre anterior, dos quais 416 mil são clientes de banda larga fixa.

No serviço móvel, sucedeu o inverso: praticamente todos os números são de queda. A base de clientes recuou 5,7% para 4,907 milhões e no pré-pago a operadora perdeu 117,3 mil contratos. O pós-pago, pelo contrário, registou uma subida de 52,8 mil clientes.

Este foi um trimestre em que a Vodafone fechou um contrato com a SIBS, para a modernização tecnológica de sete mil caixas Multibanco, e uma parceria com a Netflix, para a integração do serviço com a Tv da Vodafone.

O comunicado de resultados nota ainda que, no âmbito do projeto Spring, a empresa tem agora uma cobertura de 94% da população no que diz respeito ao 4G, referindo que tal permitiu o aumento da utilização de dados em 89,5% e um crescimento do número de clientes em 220%, chegando aos 662 mil.

Até ao final de 2016, a rede de fibra de última geração da Vodafone será expandida a mais 550 mil casas e empresas, o que trará o total para 2,75 milhões. O investimento é de 125 milhões de euros.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago