Vodafone mantém-se no vermelho com quebra de 1,1% no terceiro trimestre

Os números do terceiro trimestre assinalam “claros sinais de recuperação”, diz a operadora, embora o volume de negócios total se mantenha em terreno negativo – foram 245,5 milhões de euros no trimestre, uma quebra de 1,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os sinais positivos de a Vodafone fala residem nas receitas de serviço, que subiram 0,6% para 222,7 milhões de euros. No entanto, é ainda um item em queda quando comparado com o segundo trimestre do ano fiscal, em que as receitas de serviço tinham atingindo 231,6 milhões.

Se fosse excluído o efeito das tarifas de terminação móvel, as receitas cresceriam 2,3%, indica o comunicado da empresa. “Este resultado foi impulsionado pelo forte e continuado crescimento nas receitas de serviço do fixo“, refere a Vodafone, com um salto de 40,8%. A sua base de clientes é agora de 473 mil, mais 32,3% que no trimestre anterior, dos quais 416 mil são clientes de banda larga fixa.

No serviço móvel, sucedeu o inverso: praticamente todos os números são de queda. A base de clientes recuou 5,7% para 4,907 milhões e no pré-pago a operadora perdeu 117,3 mil contratos. O pós-pago, pelo contrário, registou uma subida de 52,8 mil clientes.

Este foi um trimestre em que a Vodafone fechou um contrato com a SIBS, para a modernização tecnológica de sete mil caixas Multibanco, e uma parceria com a Netflix, para a integração do serviço com a Tv da Vodafone.

O comunicado de resultados nota ainda que, no âmbito do projeto Spring, a empresa tem agora uma cobertura de 94% da população no que diz respeito ao 4G, referindo que tal permitiu o aumento da utilização de dados em 89,5% e um crescimento do número de clientes em 220%, chegando aos 662 mil.

Até ao final de 2016, a rede de fibra de última geração da Vodafone será expandida a mais 550 mil casas e empresas, o que trará o total para 2,75 milhões. O investimento é de 125 milhões de euros.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago