MyFarmWeb é o nome do novo projeto do Grupo Vodafone para acelerar a digitalização da agricultura em toda a Europa, oferecendo aos agricultores uma aplicação móvel ligada a sensores agrícolas da IoT (Internet das Coisas).
Constituída por uma cloud, o MyFarmWeb é uma plataforma que permite aos agricultores armazenar, agregar e visualizar a informação recolhida através dos sensores agrícolas da IoT e outras fontes de dados instaladas no terreno.
Desta forma, os dados agrícolas recolhidos pela plataforma “permitem apoiar a tomada de decisões para uma melhor saúde do solo, utilização eficaz da água, bem como para uma melhor aplicação de fertilizantes e pesticidas de precisão”.
O novo projecto da Vodafone está agora a ser aplicado em cinco explorações piloto na Europa, mais precisamente na Alemanha, Irlanda, Itália e duas em Espanha, que vão permitir que a plataforma MyFarmWeb seja enriquecida com dados específicos de cada região.
Moises Infante, director técnico da quinta SAT Marigomez (fornecedor da Llusar), em Espanha, afirma que a “MyFarmWeb permitirá que a quinta esteja apta para o futuro e já provou ser gamechanger. Utilizando a plataforma, podemos recolher dados de múltiplas fontes, como a qualidade do solo, concertações de nutrientes e rendimento, transformando-os em informação comercialmente viável, assegurando que tomamos decisões mais rápidas e mais informadas”.
Apesar da estreia no continente europeu, esta “é uma tecnologia reconhecida no setor e utilizada por mais de sete mil agricultores nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia”, refere a Vodafone.
As tecnologias digitais estão a desempenhar um papel cada vez mais importante na sustentabilidade da agricultura.
Por exemplo, a agricultura inteligente, alicerçada nas tecnologias de IoT, permite que os agricultores reduzam o desperdício e aumentem a produtividade, desde a quantidade de fertilizante utilizada até ao número de viagens dos veículos agrícolas.
Com o lançamento da MyFarmWeb, a Vodafone reforça “a sua missão de trazer novas tecnologias aos agricultores e de colaborar com a comunidade agrícola para cumprimento dos objetivos estabelecidos na estratégia “Farm to Fork” da União Europeia”.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…