A empresa estatal irlandesa Electricity Supply Board (ESB) nomeou a Vodafone como o licitador preferido para concretizar a construção da nova rede de fibra ao longo da ilha, no valor de 400 milhões de euros, fazendo uso de infraestrutura elétrica já existente.
A operadora britânica alegadamente estava a competir com a BT Ireland pelo contrato, mas entrou agora em negociações exclusivas com a ESB.
O governo irlandês está a avançar com legislação que vai permitir que a ESB possa recorrer à sua infraestrutura subterrânea para a instalação da fibra. Esta iniciativa pretende fornecer mais escolha de banda larga às zonas rurais da Irlanda.
A nova rede é o resultado de um empreendimento conjunto entre a Vodafone e a ESB, que objetivam disponibilizar banda larga bastante mais rápida a 500 mil casas nos arredores de grandes cidades como Dublin e Cork, que não estão abrangidas pela distribuição comercial do antigo monopólio do Estado Eircom nem pela UPC Ireland.
A rede de fibra da Eircom atualmente está disponível para 1,4 milhões de casas na Irlanda, enquanto a UPC Ireland cobre apenas 700 mil casas e instalações empresariais nas grandes cidades.
O The Irish Independent revela que a primeira fase da implementação vai consistir em colocar 1300 km de fibra em áreas urbanas e semi-urbanas, disponibilizando serviços FttP (Fibre-to-the-Premises) através do uso de postes de eletricidade e de cabos subterrâneos.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…