Viber aproveita vácuo do WhatsApp e liberta VoIP
O Viber, concorrente direto do WhatsApp, anunciou que os seus utilizadores vão poder fazer ligações locais gratuitamente para telefones físicos, utilizando apenas o tráfego de dados, sem tarifa ou débito da franquia de minutos das operadoras.
Extremamente agressiva, a estratégia é oportuna, pois além da polémica aquisição pelo Facebook, o WhatsApp sofreu uma falha técnica que deixou na mão centenas de milhões de utilizadores em todo o mundo.
Além da publicidade gratuita, o Viber conseguirá, com a oferta, que muita gente que nem conhecia o seu serviço experimente e o veja como uma alternativa real como comunicador instantâneo em tempo de incerteza com o WhatsApp.
O período para a realização das ligações gratuitas pelo Viber será de duas semanas. Depois disso, os utilizadores irão continuar tendo direito desde que a quantidade de mensagens trocadas aumente em 25 por cento por semana. Caso alcance o aumento, os utilizadores ganham o direito de fazer as ligações por mais sete dias.
Criado por israelitas, o Viber foi comprado recentemente pela japonesa Rakuten por 900 milhões de dólares. Atualmente, o Viber tem cerca de 400 milhões de utilizadores pelo mundo.