Categories: OperadoresRedes

Vestager: há que proteger o consumidor das consolidações

A Comissária do braço antitrust da União Europeia quer proteger os consumidores europeus face ao aumento dos preços derivado da consolidação do mercado das telecomunicações. Margrethe Vestager receia que a recente vaga de aquisições e fusões na Europa lesem o consumidor.

Numa entrevista ao Financial Times, a Comissária Vestager deixou bem claro que vai lutar pelos consumidores contra a eventual inflação dos preços derivante da consolidação dos mercados das telecomunicações.

Consta que as recentes fusões e aquisições levaram a uma diminuição do número de players na Áustria, na Irlanda e na Alemanha. Todos estes negócios foram sancionados por Joaquín Almunia, o antecessor de Vestager, sob condições especiais para minimizar os danos sobre o mercado, que, conta o FT, vários reguladores locais consideraram ser demasiado levianas.

Ademais, a diretora da divisão antimonopólio da UE não vê com bons olhos a redução do número de operadoras de telecomunicações noutros mercados do Velho Continente.

O Reino Unido é um deles. A Hutchison Whampoa já demonstrou o seu interesse em adquirir a operadora O2, fundindo-a com a sua unidade britânica Three. Um pouco mais para este, na Dinamarca, a Telenor e a TeliaSonera fazem tenção de unir as suas operações.

Vestager tem também em mãos a proposta de aquisição da BT sobre a EE, que criaria um colosso no setor dos serviços de telecomunicações convergentes (combinação de telecomunicações fixas com móveis). A Comissária, que ocupou o lugar de Almunia em 2014, terá que interceder em prol das operadoras rivais, como a Vodafone.

Quando interrogada acerca da capacidade das consolidações para atrair investimentos, Vestager afirmou que tudo aponta para o oposto. Diz que a concorrência consegue atrair maior investimento do que a redução do número de players.

Na entrevista, a Comissária alega que o mercado das telecomunicações norte-americano oferece escassas escolhas e pratica preços mais elevados, comparativamente ao que acontece na Europa.

Parece, então, que as aquisições e fusões a nível europeu terão que passar por um crivo ainda mais seletivo, para que os consumidores não sejam lesados pelo diminuendo de operadoras.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

7 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

1 dia ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

2 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

3 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

4 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago