Verizon e Vodafone chegam a acordo de 130 mil milhões de dólares
Segundo noticia o Wall Street Journal, a Verizon e a Vodafone chegaram a um acordo na ordem dos 130 mil milhões de dólares (cerca de 98 mil milhões de euros) para a Verizon ter o controlo total sobre a Verizon Wireless. A empresa comprou a parcela de 45 por cento da Vodafone na Verizon Wireless que foi fundada em 2000 numa “joint venture” entre as duas empresas.
As direções das duas empresas votaram no negócio este fim de semana e, segundo a Reuters, é a terceira maior aquisição “corporate” de sempre e que retira a Vodafone do mercado norte-americano. O termos do acordo estão agora à espera de aprovação das direções e podem ser anunciadas esta segunda-feira à tarde.
As notícias do negócio remontam a abril, quando se dizia que a Verizon estava a preparar 100 mil milhões de dólares para comprar a parcela da Vodafone. A empresa, que é a maior operadora de telemóveis nos Estados Unidos, já tinha controlo operacional sobre a Verizon Wireless.
A venda da sua parcela na Verizon Wireless por parte da Vodafone está em cima da mesa desde 2004, altura em que a empresa considerava uma saída do líder de mercado para comprar a AT&T wireless. Entretanto, a Cingular comprou a empresa por 41 mil milhões de euros.
Om Malik, da GigaOM, afirma que a Vodafone pode usar o dinheiro para criar a sua “broadband business” europeia. A empresa adquiriu a Kabel Deutschland por 10,1 mil milhões de dólares em maio deste ano e a Cable & Wireless Worldwide por 1,7 mil milhões de dólares em abril de 2012. No início de Julho, a Vodafone assinou um acordo com a Telefonica que lhe dá acesso à rede de fibra óptica da empresa espanhola.