A Apple ganhou avanço em relação à Samsung no último semestre do ano, tendo mesmo ultrapassado a sul coreana, mas a diferença entre as duas é de apenas 256 mil unidades. No entanto, se olharmos para os dados anuais, a Samsung continua a ser a líder mundial de fabricantes de smartphones.
“Esse é o segundo trimestre consecutivo de queda nas vendas de smartphones da Samsung. Além da redução de 8% nas vendas, a participação da empresa no mercado diminuiu 2,9% em comparação ao ano passado”, afirma, em comunicado, Anshul Gupta, Diretor de Pesquisa do Gartner.
“As vendas de smartphones da Samsung começaram a cair no terceiro trimestre de 2016 e a decisão da companhia de descontinuar o Galaxy Note 7 desacelerou a comercialização do seu portfólio de telemóveis no trimestre seguinte. A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna na categoria de telefones de grande ecrã ”, explica o executivo.
A empresa de Cupertino também beneficiou da fraca procura por smartphones da Samsung em mercados mais desenvolvidos como a América do Norte e a Europa.
A Huawei, a Oppo e a BBK foram responsáveis por 21,3% dos smartphones vendidos para os utilizadores finais em todo o mundo durante o quarto trimestre de 2016, um aumento de 7,3% ante 2015. Em relação à Huawei, o grande responsável pelo sucesso da marca é o Mate 9.
Já a nível anual, a Huawei mantém o terceiro lugar, com um market share de 8%, destacada da Oppo e a BBK, que possuem 3,2% e 2,8% de quota de mercado, respetivamente. Além do quarto lugar a nível mundial, a Oppo manteve a liderança de vendas na China.
Segundo o Gartner, as marcas chinesas como a Oppo, BBK, Huawei, ZTE, Xiaomi e Lenovo vão continuar a ganhar market share pois as suas estratégias de vendas fora do mercado chinês são cada vez mais agressivas.
A nível de Sistemas Operativos (OS), o Android ampliou a liderança tendo atingido, em 2016, cerca de 84,8% de quota do mercado. Este é único sistema operativo móvel a crescer de um ano para outro.