Vendas mundiais de smartphones cresceram 5% em 2016

A Apple ganhou avanço em relação à Samsung no último semestre do ano, tendo mesmo ultrapassado a sul coreana, mas a diferença entre as duas é de apenas 256 mil unidades. No entanto, se olharmos para os dados anuais, a Samsung continua a ser a líder mundial de fabricantes de smartphones. 

“Esse é o segundo trimestre consecutivo de queda nas vendas de smartphones da Samsung. Além da redução de 8% nas vendas, a participação da empresa no mercado diminuiu 2,9% em comparação ao ano passado”, afirma, em comunicado, Anshul Gupta, Diretor de Pesquisa do Gartner.

“As vendas de smartphones da Samsung começaram a cair no terceiro trimestre de 2016 e a decisão da companhia de descontinuar o Galaxy Note 7 desacelerou a comercialização do seu portfólio de telemóveis no trimestre seguinte. A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna na categoria de telefones de grande ecrã ”, explica o executivo.

A empresa de Cupertino também beneficiou da fraca procura por smartphones da Samsung em mercados mais desenvolvidos como a América do Norte e a Europa. 

A Huawei, a Oppo e a BBK foram responsáveis por 21,3% dos smartphones vendidos para os utilizadores finais em todo o mundo durante o quarto trimestre de 2016, um aumento de 7,3% ante 2015. Em relação à Huawei, o grande responsável pelo sucesso da marca é o Mate 9.

Já a nível anual, a Huawei mantém o terceiro lugar, com um market share de 8%, destacada da Oppo e a BBK, que possuem 3,2% e 2,8% de quota de mercado, respetivamente. Além do quarto lugar a nível mundial, a Oppo manteve a liderança de vendas na China.

Segundo o Gartner, as marcas chinesas como a Oppo, BBK, Huawei, ZTE, Xiaomi e Lenovo vão continuar a ganhar market share pois as suas estratégias de vendas fora do mercado chinês são cada vez mais agressivas. 

A nível de Sistemas Operativos (OS), o Android ampliou a liderança tendo atingido, em 2016, cerca de 84,8% de quota do mercado. Este é único sistema operativo móvel a crescer de um ano para outro. 

Leia também : Leiria não existe?
Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago