Apesar de ganharem importância a cada dia, os smartphones não são os únicos dispositivos conectados no mercado. Segundo um estudo divulgado pela Gartner, mais de 112 milhões de dispositivos conectados, entre tablets, hotspots móveis e PCs com modems incorporados, serão vendidos este ano, o que representa uma subida de 5,6% em relação a 2014.
“O acesso móvel vai além dos smartphones. Consumidores e profissionais desejam conectar múltiplos dispositivos móveis à Internet a um custo acessível, e com uma quantidade de dados aceitável”, disse em comunicado Tracy Tsai, diretora de investigação da consultora Gartner.
O número crescente de dispositivos com acesso à Internet e a necessidade de conectar esses aparelhos oferecem novas oportunidades de receita para fornecedores de dispositivos e provedores de serviços de telecomunicações. Alguns fabricantes de PCs já estão a vender hardware com serviços de pacotes de dados no exterior, como é o caso da HP, que fez parceria com a T-Mobile para oferecer um notebook com conexão 4G e franquia de dados mensal durante a vida útil do aparelho.
De acordo com a Gartner, a diferença de preço entre os aparelhos com conectividade móvel integrada deve ser de 10% em pouco tempo, o que pode gerar um aumento importante de dispositivos nos próximos anos. Em 2016, serão 160 milhões, e existe potencial para 600 milhões de unidade até 2019.
Um mercado particularmente interessante é o de notebooks e ultrabooks conectados, que deve crescer de 1,8 milhões (2014) para 4,9 milhões em 2019. Os ultrabooks vão ganhar mais fôlego, pulando de 492 mil unidades (2014) para 3,2 milhões (2019), em especial pela grande autonomia de bateria e conectividade em qualquer lugar, principalmente quando o Wi-Fi não é uma opção.
*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…