Categories: EscritórioPC

Vendas de computadores vão cair 7,3% este ano

A consultora indica que as condições de mercado têm sido piores que o esperado, e há vários factores a inibirem uma melhoria: volatilidade cambial, preços de commodities em baixa, incerteza política e adiamento de projetos empresariais. A expectativa é de que as quebras nas vendas de computadores sejam “progressivamente mais baixas” em 2017.

A IDC nota também que o facto de as vendas de smartphones e tablets estarem em abrandamento não ajudou em nada o mercado de computadores. A pressão financeira sobre os consumidores em quase todas as regiões e a capacidade de adiar a substituição de um PC porque o Windows 10 ainda tem instalação gratuita continuam a deprimir o mercado global. Nas empresas passa-se o mesmo: muitas estão a avaliar a transição para Windows 10, mas sem grande tradução num aumento das vendas.

O que tem efeitos inegáveis é o sucesso dos tablets destacáveis, como o iPad Pro e o Surface, cujas especificações comparam bem contra computadores mais tradicionais. Se estes dois segmentos fossem combinados, o mercado cairia apenas 2% em 2016 e regressaria ao crescimento já em 2017.

“Esta revisão reflete a pressão continuada na venda de computadores, mas não muda significativamente os factores que estão a influenciar o mercado”, afirma a vice-presidente do Worldwide Tracker Forecasting da IDC Loren Loverde. “Além disso, temos agora quatro trimestres consecutivos de declínios a dois dígitos. Este tipo de contração prolongada nao tem precedentes, e desce a fasquia para sinais de melhoria no futuro”, adianta. Neste momento, melhoria será apenas uma redução das quebras.

O analista Jay Chou acrescenta que os canais se mantêm “extremamente conservadores”, sendo que o segmento de consumo é o que está a ser mais atingido pelas pressões económicas. Em contraste, as vendas para o segmento empresarial vão cair apenas 4,4% em 2016 e já deverão voltar ao crescimento nos próximos anos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago