Para os hackers, o transporte autónomo é mais uma oportunidade de ciberataques. A proteção dos condutores contra as ciberameaças tornou-se um dos principais focos e desafios das indústrias automóveis e de segurança.
Os veículos autónomos utilizam sensores, radar, mapas GPS e inteligência artificial para permitir o movimento autónomo. O problema começa quando os hackers acedem remotamente a um veículo e comprometem um dos sistemas integrados, resultando em uma série de riscos à privacidade e roubos de dados comerciais, incluindo riscos físicos às pessoas e propriedades.
Possíveis ataques:
Escalonamento de privilégio e interdependências dos sistemas: Os criminosos procuram por vulnerabilidades em serviços menos protegidos, como sistemas de entretenimento, e tentam aceder às redes internas do veículo para atingir sistemas mais sensíveis. Por exemplo, a comunicação entre o sistema de controlo do motor e o sistema de entretenimento é necessária para poder exibir alertas para o condutor, supondo que esse sistema menos protegido seja comprometido por um hacker, o canal de comunicação entre os sistemas pode ser potencialmente explorado para realizar ataques ao sistema que controla o motor.
Estabilidade e previsibilidade do sistema: Os veículos autónomos provavelmente vão precisar de incluir softwares de vários fornecedores, como software de código aberto. A tecnologia da informação (TI), ao contrário dos sistemas de controles industriais, tende a falhar de maneiras imprevisíveis. Isso pode ser tolerável se for apenas um website que fica fora do ar, mas é menos aceitável no caso de um sistema de orientação afetado, mesmo que seja só um pouco, por um sistema de entretenimento adjacente que ficou offline.
Ameaças conhecidas adaptadas aos veículos autónomos:
Ransomware: Os hackers podem imobilizar um veículo e pedir ao condutor, através do display interno do veículo, um resgate para colocar o veículo novamente em operação normal. O proprietário pode estar longe de casa (o ransomware pode ser programado para iniciar somente quando o veículo estiver a uma distância específica da sua base) e uma ajuda de especialistas pode ser necessária para restaurar os componentes afetados. O valor de resgate é normalmente bem maior do que nos casos de ransomware em computadores tradicionais, mas provavelmente menor que o custo de reparação para que o proprietário do veículo fique tentado a pagar.
Spyware: Os veículos autónomos recolhem grandes quantidades de dados e sabem muito sobre nós, incluindo destinos favoritos, trajetos, localização da residência e até mesmo onde moram os amigos. O veículo autónomo pode ser usado numa série de transações eletrónicas, como pagamento automático do café matinal. Um hacker pode esperar que o condutor chegue a um local distante e vender essa informação a criminosos que então podem assaltar a casa. Ou então, um hacker pode usar as informações de acesso online para aceder à conta bancária.
Como proteger veículos autónomos:
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