Wilkes é o nome do novo supercomputador lançado recentemente pela Universidade de Cambridge. A organização diz que este é o sistema do mundo mais amigo do ambiente.
Este sistema japonês é arrefecido a óleo, enquanto o supercomputador de Cambridge recorre a um sistema de arrefecimento que funciona a água. A organização destaca tal facto como uma grande vantagem, garantindo que isto faz do seu sistema o mais eficiente a nível global em termos de consumo energético.
No entanto, no que diz respeito à de velocidade de processamento, o Wilkes está longe dos primeiros lugares da tabela dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo. Este sistema encontra-se apenas na 166ª posição, com uma capacidade de processamento de 250 teraflops por segundo. Porém, tal é equivalente à capacidade de processamento de quatro mil computadores desktop normais.
O Wilkes foi desenvolvido pela equipa de engenharia da universidade e será usado, numa primeira fase, no âmbito de um projeto que tem em vista a criação de um sistema de computação para o maior telescópio do mundo, o Square Kilometre Array.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…