UE vai investigar motores de busca dos grandes nomes da Internet

 A União Europeia vai conduzir uma investigação acerca da forma como empresas como a Google, a Yahoo e a Microsoft apresentam os resultados de pesquisa nos seus motores de busca. Uma vez mais o tópico é a dominância das tecnológicas norte-americanas sobre o universo digital, depois de terem sido expressas preocupações sobre a capacidade de sobrevivência das empresas europeias num meio de intensa competição onde, por vezes, a transparência não abunda.

O jugo que as tecnológicas norte-americanas têm sobre o mundo online é frequentemente alvo de escrutínio por parte das entidades reguladoras. Suspeitas de condutas monopolistas são também várias vezes disparadas contra a Google e demais congéneres. No entanto, segundo um documento da UE a que a Reuters teve acesso, esta não é uma investigação com o propósito de culpabilizar alguma empresa por práticas anticoncorrenciais, mas sim para compreender o papel destas plataformas no âmbito do projeto do mercado digital único, a ser desenvolvido pela Comissão Europeia.

Este trabalho deverá ter início no próximo ano e incidir sobre a forma como as empresas tecnológicas detentoras de motores de busca estruturam a lista de resultados de pesquisa e que utilização fazem das informações que recolhem.

Citado pela agência noticiosa, Andrus Ansip, vice-presidente da CE, disse que estes planos serão oficialmente divulgados no próximo dia seis de maio.

A motorizar esta investigação estão ainda receios sobre o poder que o Facebook e a Amazon, por exemplo, têm na palma da mão, visto serem empresas que recolhem e possuem volumes colossais de dados de utilizadores.

Esta “investigação compreensiva”, como é caracterizada no documento visto pela Reuters, surge, também, depois dos governos francês e alemão terem exigido a aplicação de regulamentações mais austeras aos grandes titãs da Internet que, aos seus olhos, prejudicam as suas semelhantes europeias.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago