UE tem 1,5 mil milhões para PME portuguesas inovadoras

O projeto ACTTiVAte – pAn-European Clusters for Technology Transfer and new VAlue chains tem como objetivo apoiar a inovação em PME e a reindustrialização inteligente do tecido económico europeu, através da criação de novas cadeias de valor de cariz transetorial e transfronteiriço.

Cada empresa pode receber até 46 mil euros de financiamento direto, sendo que serão valorizadas as candidaturas que indiquem parcerias com outros países europeus que participam no projeto, designadamente Espanha, Holanda, Polónia e Irlanda.

“Este projeto propõe uma estratégia diferente para o apoio à inovação, focando-se em tecnologias já testadas com sucesso nos seus setores de origem e que precisam apenas de pequenas adaptações para serem implementadas noutros setores. Assim, com um baixo nível de investimento, é possível explorar o potencial impacto de inovações em novos setores e aplicações”, indica, em comunnicado, Luís Pina, responsável pelo projeto ACTTiVAte em Portugal.

Durante o processo de candidatura e desenvolvimento da ideia de negócio, as empresas serão acompanhadas pela a equipa de especialistas e poderão participar em formações, workshops, sessões com mentores e procura de parceiros tecnológicos e de investimento.

As empresas vão ser selecionadas ao longo de três fases. Em primeiro lugar, as empresas cujas candidaturas sejam aceites (num máximo de 50 candidaturas) devem apresentar um plano de negócios que lhes valerá, desde logo, o acesso à primeira tranche de 6 mil euros. Para a fase seguinte serão selecionadas apenas 30 empresas que deverão avançar para a elaboração do pré-projecto do seu demonstrador; quando o completarem recebem mais 15 mil euros. Os restantes 25 mil euros serão entregues no final da fase dedicada ao desenvolvimento do protótipo.

Em Portugal o projeto é coordenado pelo Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) que organiza, nas suas instalações, na quarta-feira, dia 5 de julho, uma sessão de esclarecimento para todas as PME portuguesas interessadas em participar no ACTTiVAte. 

 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago