O líder executivo do departamento antitrust da União Europeia, Joaquín Almunia, disse hoje que o Youtube poderá vir a ser alvo de uma investigação, caso se venha a verificar que a plataforma da Google está a recorrer abusivamente à sua posição proeminentemente dominante na dimensão da pesquisa online de conteúdo multimédia.
Este aviso do Comissário Europeu para as Práticas Concorrenciais surge numa altura em que Almunia dá por finalizado um processo distinto contra a Google, motivado por queixas submetidas por várias empresas, entre as quais encontrava-se a Microsoft.
“Estamos a receber várias queixas, nomeadamente acerca da forma como a Google alavanca o seu motor de busca”, disse o Comissário Europeu. “O Youtube, por exemplo, é um outro género de atividade mediante o qual a Google pode alavancar o seu poder no mercado dos motores de pesquisa, e talvez isso dê azo a uma outra investigação”.
Na semana passada, a Impala, uma associação de empresas musicais independentes, apelou às autoridades reguladoras da concorrência da União Europeia para que interviessem numa disputa com o Youtube referente ao novo serviço pago da plataforma norte-americana que permite o streaming online de música. A querelante alegou que as condições pela qual se rege o serviço vão contra as normas impostas pela UE para as devidas práticas competitivas.
Por seu lado, o Youtube avançou que o serviço que apresentará no final deste verão emergirá como uma nova e importante fonte de receitas para a indústria musical.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…