A Uber contratou o antigo responsável pelo Google Maps para liderar o seu centro de inovação tecnológica. O serviço de transportes digital quer desenvolver os seus próprios sistemas de mapeamento e navegação e reduzir a dependência face a outros fornecedores de serviços.
Tendo estado no leme do Google Maps durante cerca de uma década, Brian McClendon aterra agora na Uber, para gerir o novo Centro de Tecnologia Avançada em Pittsburgh, nos Estados Unidos. O ex-Google vai operar sob o comando de Jeff Holden, o diretor de produto da Uber.
Depois de terem começado como aliadas, a Uber e a Google são cada vez mais dois peixes graúdos num pequeno lago, e a água vai escasseando. Diz a Bloomberg que a Google está a procurar desenvolver o seu próprio serviço digital de transportes, a praia da Uber. Por seu lado, a Uber pode estar a considerar entrar no mercado dos carros autónomos, onde a Google investiu já quantias significativamente avultadas.
No fim de 2014, McClendon foi substituído por Jen Fitzpatrick como líder do Google Maps, indicando que o antigo executivo da Google estaria já de malas feitas e pronto a deixar a empresa.
A Uber ainda se apoia nos dados fornecidos pelo Google Maps para alimentar os seus serviços de navegação e mapeamento. No entanto, com McClendon na sua equipa e com a startup criadora de serviços de mapeamento deCarta (adquirida em março), a Uber está a querer libertar-se do jugo da Google e navegar, independente, as ondas dos mercados dos mapas e dos transportes, almejando a liderança.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…