Uber começa a cair nas boas graças da Justiça alemã

A Alemanha foi um dos primeiros países a categorizar o serviço da Uber como ilegal. No entanto, a empresa norte-americana tem procurado novas formas de explorar o setor dos transportes alemão, sem criar protestos ou manifestações violentas, situações que já se tornarem rotineiras para a Uber.

Para isso, o serviço digital de transportes e o setor dos táxis germânico traçaram uma aliança, nascendo, assim, a Ubertaxi, negócio ao qual poderíamos chamar “a versão legal do Uber”. A app continua a funcionar da mesma forma – por isso o impacto para o utilizador é mínimo (se for algum) – mas, em vez de um sujeito desconhecido a conduzir o seu carro pessoal, o serviço é feito por um condutor profissional e registado num táxi.

Essas informações foram avançadas pelo jornal brasileiro Estadão, que conta também que esse novo modelo de negócio já está operacional em mais de dez cidades alemãs, tendo começado em Berlim e Hamburgo. A aliança entre Uber e setor dos táxis já foi implementada também em Nova Iorque e Londres.

Mas todos sabemos que o serviço disponibilizado pela Uber é mais barato do que o normal serviço de táxis. Então, onde está a vantagem para os taxistas? Em vez de esperar, interminavelmente, em longas filas pelo próximo serviço, o condutor pode utilizar a app para localizar o cliente mais próximo. Ora, isso faz com que o taxista possa ter um dia mais produtivo e rentável, e, citada pelo jornal, a Uber diz que isso compensa os preços reduzidos do seu serviço digital.

Apesar dos progressos feitos na Alemanha, a Uber tem ainda muito trabalho pela frente, até que seja aceite no mundo inteiro como um serviço legítimo e respeitador das normas reguladoras do setor.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago