Twitter confirma Dorsey como CEO: escolha acertada ou último recurso?

O novo CEO, que tem ocupado o cargo de diretor executivo interino desde que o antecessor Dick Costolo abandonou o Twitter no passado mês de julho, manterá o seu cargo de CEO da Square, uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de tecnologia para pagamentos através de dispositivos móveis.

Dorsey desde o início que encima a lista de candidatos ao lugar de Costolo e, na semana passada, a Re/Code já afirmava, citando fontes próximas do assunto, que o executivo fora nomeado CEO pelo Conselho de Administração do Twitter.

De acordo com a Bloomberg, entre os candidatos à chefia do Twitter podia contar-se a ex-CTO da Cisco, Padmasree Warrior, e o presidente da CBS Interactive, Jim Lanzone.

No entanto, antes da confirmação de Dorsey como novo CEO, algumas preocupações surgiram quanto à capacidade do executivo para equilibrar as suas responsabilidades enquanto diretor do Twitter e os seus deveres como diretor da Square.

Em junho, a comissão responsável por encontrar um novo líder do Twitter sublinhou que este cargo exigia um compromisso integral. Ora, nessa altura, muitos puseram de lado a hipótese de Dorsey poder vir a comandar a empresa, visto que a probabilidade de deixar a direção da Square era escassa.

Mas agora é evidente que a busca por um novo CEO pode não ter sido conduzida da melhor forma, ou, então, a lista de candidatos ao “trono twitteriano” pecava pela falta de qualidade, pois Dorsey, como se pode constatar, será diretor executivo de duas empresas, em simultâneo.

O Twitter está numa situação que não augura um futuro nada soalheiro. A base de utilizadores ativos mensais tem diminuído sistematicamente e o valor das suas ações tem seguido a mesma trajetória. A empresa tem olhado para o negócio da publicidade online como uma catapulta que a ajudará a alcançar, novamente, a mó de cima e tem investido no fortalecimento deste seu segmento.

Um CEO com a atenção dividida entre dois negócios, como o Twitter e a Square, talvez não seja capaz de executar um trabalho suficientemente sólido para que ambos possam singrar, e o Twitter precisa, sem sombra de dúvida, de alguém que se dedique de corpo e alma – e em tempo integral – ao seu negócio. Será Dorsey o homem certo para o cargo?

Planos de Dorsey

Na sua página do Twitter, Jack Dorsey revelou que Adam Bain, que até desde 2010 era responsável pelas áreas de receitas e parcerias da empresa, será o novo diretor de operações.

O novo CEO, demonstrando bastante confiança e determinação, afirmou que a Square é uma ferramenta de fortalecimento financeiro e que o Twitter é um bastião da liberdade de expressão, e que ambas as empresas têm o potencial para aumentar o seu impacto no mundo. “Faço o que for preciso para assegurar que isso acontece”, declarou Dorsey.

Num outro tweet, o executivo afirma que o Twitter vai investir no fortalecimento da sua equipa, o que pode sugerir que a empresa está a planear contratar mais funcionários ou então, quem sabe, se está a planear uma fusão com a Square. Esta ideia de “fusão”, se se meditar sobre o assunto, poderia ser algo positivo para o Twitter, visto que a Square opera na esfera dos pagamentos mobile e a plataforma de microblogging tem procurado reforçar a sua presença ao nível da publicidade, para a qual o comércio digital poderia ser um complemento interessante.

“Daqui para a frente, o nosso objetivo é fazer com que o Twitter seja facilmente utilizado por qualquer pessoa no mundo”, acrescentou Dorsey, o que poderá sugerir que novos idiomas serão adicionados às mais de 30 línguas já suportadas pelo serviço.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

19 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

2 dias ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

3 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago