TV da Vodafone Portugal chega à cloud

Os clientes do serviço de TV da Vodafone Portugal podem agora gravar programas na cloud, a partir de qualquer dispositivo em que esteja instalada a app da Vodafone TV. Posteriormente, os programas guardados podem ser visualizados em qualquer dispositivos conectado à net. Para além disso, a solução Cloud DVR permite à operadora oferecer serviços como o pause live e o restart, funcionalidades que permitem reiniciar ou parar temporariamente o programa em exibição.

A tecnologia da Alcatel-Lucent possibilita também reduzir custos e simplificar os processos operacionais, ao centralizar todo o armazenamento de conteúdos televisivos. A Cloud DVR será adicionada à set-top box da Vodafone.

“A plataforma Cloud DVR da Alcatel-Lucent permite à Vodafone a oferta de um catálogo de serviços ainda mais rico, que assegura uma experiência de vídeo superior, mais flexível e mais conveniente aos nossos clientes”, refere, em comunicado, Pedro Duarte, gestor de serviços de TV e vídeo da Vodafone Portugal.

A Alcatel-Lucent diz que a sua solução assegura a compatibilidade dos programas com todos os dispositivos móveis, além dos próprios codificadores da Vodafone.

A Cloud DVR é composta pelo sistema de gestão de gravações (VRM) da Alcatel-Lucent, que controla todo o processo. “Este produto virtualizado comunica com a tecnologia STB Mediaroom Client, já implementada na rede da Vodafone, para receber o horário dos programas e a informação do utilizador final, ficando igualmente responsável por garantir que o utilizador tem permissões de acesso a um determinado conteúdo”, explica a empresa francesa, em nota.

A adoção desta tecnologia reforça a competitividade da Vodafone Portugal, na medida que, estando o seu serviço de TV paga na cloud, permite a constante atualização e disponibilização de novos serviços.

A Alcatel-Lucent faz questão de destacar que o seu VRM tem a capacidade para ajustar os horários das gravações, quando, por exemplo, um programa excede o horário previsto.

“Com o vídeo a assumir-se como o tráfego predominante em qualquer infraestrutura de rede baseada em IP, o conhecimento único que a Alcatel-Lucent tem relativamente a estas tecnologias permite que clientes como a Vodafone possam desbloquear o potencial de receita de novos serviços, investindo em redes mais inteligentes e numa estratégia de adoção de infraestruturas baseadas na cloud, como é o caso da plataforma Cloud DVR”, comenta a companhia francesa, em nota.

A Alcatel-Lucent disse-nos que estas funcionalidades já se encontram disponíveis.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago