Num mundo cada vez mais preocupado com a segurança e onde, diariamente, são descobertas novas ameaças e ataques digitais, estão a surgir algumas soluções para que os utilizadores possam proteger os seus dados. A Tutanota criou um serviço de e-mail encriptado para os vários dispositivos e que conta ainda com uma oferta empresarial.
Foram precisos 12 meses de testes e aproximadamente cem mil utilizadores para que o serviço de e-mail da startup alemã deixasse, definitivamente, a fase beta e chegasse ao público generalizado. Durante a próxima semana, a aplicação será lançada oficialmente.
A encriptação dos e-mails deverá ser o mais completa possível já que inclui a proteção de todos os elementos desde o campo do assunto ao anexos que sejam agregados às mensagens. Os dados são protegidos localmente através do próprio dispositivo em que a aplicação esteja a ser utilizada e com base numa password exclusiva para cada conta.
As passwords criadas não são partilhadas com os sistemas da Tutanota pelo que, de acordo com a startup, não existe a possibilidade de descodificar os e-mails sem que seja dada permissão. Isto significa também que, caso, o utilizador se esqueça da sua palavra-chave, não terá oportunidade de a recuperar como noutros serviços de e-mail, o que poderá ser um entrave à popularidade desta solução.
Já que se, por um lado, são cada vez mais as pessoas a dar crescente atenção à segurança e privacidade, por outro, também são cada vez mais os utilizadores que procuram alternativas à introdução e memorização de passwords. Empresas como a Microsoft, que apresentou, esta semana, o Windows Hello ou a Yahoo com as palavras-passe por pedido, são apenas alguns exemplos.
Desde 2011 que a Tutanota tem vindo a desenvolver este projeto e já foram realizadas bastante alterações para que a experiência fosse mais agradável e intuitiva para o utilizador, ainda que sem esquecer o principal fator diferenciador – a segurança. A interface está mais limpa e pensada para ser utilizada tanto em computadores pessoais como em dispositivos móveis que utilizem Android ou iOS.
O e-mail da Tutanota tem uma versão gratuita com capacidade de armazenamento de até um giga mas estão a ser desenvolvidos outros tipos de modalidades com mais ferramentas e que serão pagas.
Para o setor corporativo também existem pacotes especiais que permitem às empresas criarem os seus próprios domínios e associar o e-mail às contas Outlook.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…