Trend Micro apresenta lições em segurança para aplicar em 2016

De acordo com a empresa, 2015 foi o ano da vulnerabilidade de dados. São muitos os incidentes de violação de dados que ocorreram no ano passado. Alguns casos envolveram grandes companhias como a JP Morgan (83 milhões de registos), o site de infidelidade Ashley Madison (37 milhões de registos) e a empresa de tecnologia para prisão Securus (70 milhões de registos).

A Trend Micro acredita que é possível aprender com estes incidentes e tomá-los como lições em segurança para aplicar em 2016. Organizações tanto do sector público como privado precisam ser mais conscientes sobre a proteção contra a crescente ameaça de ataques direcionados. Os métodos para planear invasões cibernéticas sem que sejam descobertos por meios de seguranças tradicionais é facilmente disponível na darknet de hoje em dia.

A recomendação é que as empresas precisam de criar uma maior capacidade em ter sandboxing avançados para detetar malwares em emails phishing e deteção de intrusão para proteger vulnerabilidades não corrigidas.

Outro ponto a ser analisado a partir destes ataques é a enorme diversidade dos agentes de ameaças. Desde quadrilhas de cibercriminosos com motivação financeira a hacktivistas – nenhuma organização é segura hoje.

O que fica como lição para este ano que se inicia é estar cada vez mais atento para a segurança interna das redes nas empresas e principalmente brechas Zero Day e o perigo iminente na Internet das Coisas. Há também muitas regiões do mundo em que os hackers operam com total impunidade.

Embora as ameaças de segurança cibernética sejam cada vez mais desafiadoras, a Trend Micro acredita que a legislação do cibercrime vai dar um passo significativo no sentido de tornar-se um movimento global em 2016.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago