Em 2019, o tráfego global de dados móveis será quase dez vezes superior ao que se regista hoje. Esta foi uma das principais conclusões avançadas por um estudo da Cisco, que revelou ainda que, dentro de cerca de quatro anos, 97 por cento destes dados deverão ser gerados por dispositivos e ligações inteligentes.
De acordo com as previsões da Cisco, em 2019, o tráfego global de dados pode chegar aos 292 Exabytes anuais, sendo que um Exabyte equivale a mil milhões de Gigabytes. Este crescimento pode ser explicado pelo aumento tendencial de dispositivos móveis e de conexões M2M (machine-to-machine). Para além disso, existe um maior acesso a redes móveis cada vez mais rápidas.
Até 2017, é esperado que a tecnologia 3G seja a tecnologia móvel dominante, a uma escala global. Em 2019, as redes 3G irão suportar 44 por cento das conexões móveis, também a nível mundial.
As principais tendências do crescimento mundial dos dados móveis apontam para que em 2019 existam 5,2 mil milhões de utilizadores móveis. Isto significa que 69 por cento da população mundial utilizará serviços de Internet móvel.
As conexões móveis serão em maior quantidade e bem mais rápidas: em 2019, haverá cerca de 11,5 mil milhões de dispositivos, com uma velocidade média global de 4 Mbps, face à velocidade média de 1,7 Mbps registada em 2014.
A Cisco prevê que o crescimento do tráfego de dados móveis na América Latina tenha um crescimento, entre 2014 e 2019, de 59 por cento, ou seja, será dez vezes superior. No entanto, o Médio Oriente e África serão as regiões com maior crescimento, com um aumento de 72 por cento nos próximos cinco anos.
No relatório é especificado também o crescimento do Tráfego Cloud móvel: até 2019, o crescimento do tráfego cloud móvel, usado em aplicações e serviços como Netflix ou Spotify, crescerá onze vezes. Ou seja, dos dois Exabytes em 2014 para os 21,8 Exabytes mensais em 2019.
“A proliferação de dispositivos móveis mais potentes, o aumento da conexão M2M e o acesso a redes móveis mais rápidas são os impulsionadores do crescimento exponencial do tráfego de dados móveis nos próximos anos. Este ambiente móvel oferece aos fornecedores de serviços uma oportunidade única para proporcionar serviços e experiências móveis inovadores à medida que a Internet of Everything continua a tornar-se uma realidade”, disse Doug Webster, vice-presidente de Marketing de Produto e Soluções na Cisco.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…