Categories: CloudEscritórioPC

Toshiba põe desktop a funcionar na cloud

Sem sistema operativo ou disco rígido, o Toshiba Mobile Zero Client (TMZC) permite aos utilizadores acederem ao seu próprio ambiente de trabalho virtual – tanto no trabalho como em casa – sem dados alojados localmente quer no disco rígido (HDD) quer no sólido (SSD).

A solução está pré-configurada com processos de autenticação associados à cloud Azure, da Microsoft, mas o cliente tem alguma flexibilidade de adaptação. A vantagem, diz a Toshiba, é que isto elimina a possibilidade de software malicioso estar a ser armazenado no dispositivo e minimiza o risco de roubo de dados se os portáteis forem roubados ou perdidos. “O TMZC oferece aos utilizadores computação sem deixar pegada digital, bem como um processo de instalação simples, dada a sua compatibilidade com a infraestrutura de TI instalada nas empresas”, sublinha a marca nipónica.

O TMZC está disponível em vários notebooks empresariais lançados recentemente pela Toshiba.

“Os zero clients oferecem flexibilidade no modo como as empresas podem armazenar e aceder aos seus dados, o que pode abrir caminho a uma força de trabalho mais produtiva, mas essas soluções ainda têm riscos e desafios”, explica Tim Jaekel, responsável de gestão de produto PC B2B , da Toshiba Europa. “Por exemplo, enquanto os processos de habilitação de segurança são criados para proteger os dados de uma organização, as autenticações pessoais necessárias para aceder às informações estão igualmente armazenadas nesse mesmo processo”, refere.

“Em resultado, esta informação, e toda a informação sensível armazenada no dispositivo, podem ser vulneráveis. Este tipo de clientes pode também executar um sistema operativo no próprio dispositivo, que pode ser caro e de manutenção morosa através de uma variedade de equipamentos.”

A TMZC inclui uma solução de gestão, para que a equipa de TI possa controlar os direitos de acesso a informações e programas específicos centralmente.  É tudo instalado na rede já existente na empresa e funciona com Citrix ou VMware. Por outro lado, a empresa pode reduzir o espaço necessário ao trabalho fixo, o que pode também conduzir a menores consumos de energia e redução de custos.

A Toshiba está também a desenvolver soluções de conectividade futuras, como o LTE, com potencial para permitir maiores níveis de funcionalidade.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago