Toshiba considera venda de ativos

Em abril, a Toshiba comunicou que alguns projetos realizados no período fiscal 2012/2013 foram registados com custos abaixo dos reais. Estas irregularidades contabilísticas levaram a que os diversos negócios da fabricante nipónica fossem colocados sob a lupa de diversas investigações, que lançaram uma nuvem negra sobre a Toshiba e fizeram com que os investidores passassem a olhar para ela com alguma desconfiança.

Ciente do impacto que estas investigações terão ao nível do lucro, a fabricante de computadores está agora a procurar embolsar algum dinheiro, calculando que se avizinha uma inequívoca quebra da rentabilidade.

Ao que parece, a Toshiba pretende deitar a mão a cerca de 1,7 mil milhões de dólares, mediante a venda de alguns dos ativos que possui, e, inclusivamente, poderá abdicar da participação de 87 por cento que detém na Westinghouse Electric, uma empresa norte-americana da área da energia nuclear. No entanto, a empresa nega qualquer ligação entre a venda da participação e as investigações contabilísticas.

Desde que a Toshiba revelou a hiperbolização dos gastos envolvidos nos seus projetos de desenvolvimento de infraestruturas e de construção, as suas ações perderam já mais de um quarto do seu valor. Estima-se que a investigação, que está nas mãos de uma comissão independente, termine ainda este mês.

Fontes da Reuters afirmaram que a Toshiba estaria em negociações com alguns bancos para assegurar uma linha de crédito de até cinco mil milhões de dólares, na eventualidade de o exame a que está sujeita dilacere gravemente os seus lucros.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago