TomTom e Qualcomm anunciam parceria para melhorar condução autónoma

A TomTom e a Qualcomm Technologies, uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, anunciaram uma parceria na área da condução autónoma que tem como objetivo proporcionar melhores mapas de alta definição. O projeto vai aliar o Mapa HD da TomTom para veículos autónomos aos dados da Drive Data Platform da Qualcomm.

A Drive Data Platform recolhe e analisa dados de diferentes sensores para que os veículos autónomos possam determinar a sua localização, monitorizar e aprender padrões de condução, ajudando assim a uma maior segurança nas estradas.

“A Drive Data Platform da Qualcomm Technologies integra todas as tecnologias-chave numa solução de computação de ponta economicamente viável, necessária para suportar uma condução mais segura, altamente conectada e inteligente. Estamos muito contentes por poder disponibilizar esta tecnologia para fornecedores de Mapas HD, como a TomTom, assim como fabricantes de automóveis, fornecedores de serviços de mobilidade partilhada e a indústria automóvel no geral”, referiu Nakul Duggal, Vice President de Automotive da Qualcomm Technologies, Inc.

Por seu lado, o Mapa HD da TomTom, incluindo a tecnologia de localização RoadDNA, é um mapa digital altamente preciso, que ajuda os veículos autónomos a definir a sua localização no mapa de forma exata e planear manobras.

“Estamos a construir uma plataforma baseada na cloud para criar e manter Mapas HD, usando um conjunto de fontes, incluindo dados de crowdsource de múltiplos veículos inteligentes, conectados entre si”, indicou, em comunicado,Willem Strijbosch, Head of Autonomous Driving da TomTom.

“Estamos muito entusiasmados por poder explorar a conectividade e capacidades computacionais da Drive Data Platform da Qualcomm, para nos ajudar a mapear o mundo tendo em vista o futuro da condução”, acrescentou o executivo.

Com esta colaboração, as empresas vão usar machine learning e crowdsourcing para construir a sua base de conhecimento, o que vai permitir que os carros conectados compreendam melhor o ambiente que os rodeia, o tráfego e as condições da estrada, além de suportar atualizações dos mapas em tempo real .