Categories: InovaçãoNegócios

Thyssenkrupp lança primeiro elevador que se desloca na horizontal e na vertical

O novo sistema permite múltiplas cabines em loop, como um sistema de paternoster dentro de um edifício, sem cabos associados e que funciona através de um sistema seguro de travagem a vários níveis, de um sistema de dados wireless e de uma gestão eficaz da energia das cabinas.

O lançamento aconteceu hoje na Torre de Testes de Rottweil, criada precisamente para o efeito e que abriga o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da thyssenkrupp. O evento contou com a presença 200 representantes da indústria da construção, incluindo criadores de elevada performance, arquitetos e engenheiros de todo o mundo.

“Acreditamos genuinamente que o MULTI é um game changer que vai transformar a forma como nos movemos, trabalhamos e vivemos no mundo que nos rodeia. Vai permitir reduzir tempos de espera para os passageiros, e ocupar menos espaço nos edifícios. O MULTI é a chave que representa efetivamente uma revolução histórica na indústria dos elevadores”, afirmou, Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator, no evento de apresentação.

Segundo a fabricante, o MULTI oferece uma capacidade de transporte extra de até 50%  e reduz até 60% os picos de energia necessários, quando comparados com os sistemas de elevadores convencionais. Além disso, exige menos e mais pequenos veios, o que permite aumentar até 25% a área útil dos edifícios. De referir que, hoje em dia, um elevador ou uma escada podem ocupar até 40%  do espaço de um prédio, dependendo da altura do edifício.

Durante a apresentação, foi, ainda, anunciado que o MULTI vai ser instalado pela primeira vez num cliente na nova East Side Tower da OVG Real Estate, em Berlim.

“Estamos absolutamente encantados com esta parceria com a thyssenkrupp e por ter o primeiro MULTI instalado no nosso mais recente projeto – o East Side Tower, em Berlim. Este edifício, paredes meias com a Mercedes Benz e com a Warschauer Strasse – está preparado para ser o novo marco nos céus de Berlim. O que nos move, é a procura contínua por tecnologias de ponta, sustentabilidade e bem-estar, fatores que mantém a companhia um passo à frente de todas as outras. A tecnologia que o MULTI acrescenta ao nosso projeto, é perfeita para nós”, referiu Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate.

De acordo com Antony Wood, Executive Director da CTBUH, “o MULTI é provavelmente o maior desenvolvimento na indústria dos elevadores nos últimos 160 anos. Passar de uma deslocação vertical através de cabos sob tensão para um sistema que permite um movimento também na horizontal é o holy grail dos elevadores. O MULTI, mais do que qualquer outro produto criado até ao momento, tem a capacidade de transformar a indústria em larga escala, mudando a forma como os edifícios são desenhados, permitindo maiores conetividades entre edifícios.”

Veja como funciona este novo sistema:

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 dias ago

Nova SBE Executive Education lança formações 100% financiadas pelo IEFP

São três formações especialmente desenhadas pela Nova SBE, destinadas a dotar os profissionais com competências-chave…

2 dias ago

Vanda Sofia Gonçalves é a nova Country Manager da Ricoh Portugal

A profissional conduzirá o destino da multinacional em Portugal como integrador de serviços digitais para…

3 dias ago

OPPO revela iniciativa de IA Agêntica no Google Cloud Next 2025

Até ao final de 2025, a marca pretende capacitar quase 100 milhões de utilizadores em…

4 dias ago

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

1 semana ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

1 semana ago