Tencent chega à casa dos 200 mil milhões

A Tencent atingiu, pela primeira vez na sua história, um valor de mercado de mais 200 mil milhões de dólares. A tecnológica chinesa vale agora mais do que as congéneres norte-americanas Amazon, a IBM ou a Oracle.
Depois de as suas ações terem subido até aos 22 dólares, aquela que é uma das maiores empresas da Internet na China alcançou uma avaliação de mercado de 206 mil milhões de dólares, superando as suas concorrentes Oracle, Amazon e IBM, com valores de 190, 178 e 161 mil milhões de dólares respetivamente.
As ações da Tencent subiram 52 por cento desde o início do ano, aproximando a empresa da sua conterrânea Alibaba (210 mil milhões de dólares) e do rival Facebook (230 mil milhões de dólares).
Diz a Reuters que o aumento do valor dos títulos da Tencent acontece paralelamente à subida da Bolsa de Hong Kong e que foi alimentado por investimentos no Hang Seng Index.
Por seu lado, as ações da Alibaba, registada na Bolsa de Nova Iorque, caíram já 19 por cento, comparativamente ao ano passado. Consta que esta queda se deveu à diminuição de injeções de capital por parte de investidores e por causa dosa resultados de terceiro trimestre, que desiludiram muitos.
A Tencent, no passado mês de março, demonstrou o seu interesse no mercado dos carros conectados. Neste âmbito, a empresa chinesa aliou-se à Hon Hai e à China Harmony Auto para criar desenvolver veículos com ligação à Internet. Assim, a Tencent competirá frente a frente com a Alibaba e a Baidu.