A Tencent acaba de lançar um novo sistema operativo que espera vir a ser o seu estandarte na esfera da Internet das Coisas. Com este ecossistema aberto a todos os programadores, a empresa chinesa quer ganhar força para batalhar com as suas rivais conterrâneas, como a Xiaomi e a Alibaba, no mercado dos equipamento conectados.
O TOS+ é a materialização dos esforços da tecnológica de Shenzhen para conquistar um lugar à mesa das grandes empresas asiáticas no campo da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things). Nestes sistemas, fabricantes e programadores podem criar aplicações sem qualquer entrave, desde que, à partida, acordem com um modelo de partilha de receitas.
Diz a Reuters que a Tencent está a adotar uma abordagem significativamente semelhante à da Google com o seu sistema Android. É inegável o sucesso que o sistema operativo móvel da gigante de Mountain View teve, arrebatando para si o galardão de maior SO no campo dos smartphones. Contudo, a competição no setor chinês é renhida, com as tecnológicas a combaterem entre si pelo trono do maior mercado de smartphones, e o que foi uma boa tática para a Google poderá não surtir os mesmos efeitos quando aplicada pela Tencent.
Não obstante, a empresa já provou ser uma força temerária no meio mobile. Com a sua grandemente popular aplicação móvel de mensagens instantâneas WeChat, a Tencent é já a maior rede social da China. Através da app, os utilizadores podem efetuar compras ou até mesmo chamar um táxi.
Tanto a Alibaba, como a Xiaomi e, agora, a Tencent já começaram a desbravar o território dos dispositivos conectados, e querem oferecer aos utilizadores chineses os serviços que o Android da Google não consegue. Muitas funcionalidades deste sistema operativo não estão disponíveis na China, maioritariamente devido à aversão que o governo de Pequim tem a empresas tecnológicas estrangeiras, sendo que pelas do Ocidente (Estados Unidos da América, mais concretamente) nutre uma desconfiança “especial”, acusando-as de veicularem a discórdia nas suas ideologias neoliberais.
A Tencent, segundo a agência noticiosa, disse que o seu TOS+ incidirá sobre televisões e relógios, bem como óculos de realidade virtual.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…