Tencent junta-se à corrida dos carros conectados
A Tencent, Hon Hai e a China Harmony Auto juntaram-se para explorar oportunidades de negócio no âmbito dos carros conectados. Esta coligação aproxima a Tencent das conterrâneas Alibaba e Baidu, que já começaram as dar os primeiros passos na esfera dos connected cars com o apoio de fabricantes automobilísticas.
O mercado dos carros com capacidade para se ligarem à Internet está a crescer a olhos vistos, com investimentos de tecnológicas como a Google ou a Apple, ou de automobilísticas como a Audi ou a Volkswagen. E o setor chinês está também a evoluir.
Consta que a aliança assentará sobre as capacidades de produção da Hon Hai, a plataforma digital da Tencent e a rede de concessionários da China Harmony Auto. Esta parceria colocará as três empresas a investigarem oportunidades de crescimento na esfera dos carros tecnologicamente avançados.
A Hon Hai não é estranha ao universo dos carros elétricos. Apesar de estar envolvida na produção de iPhones, a empresa chinesa também já fabricou ecrãs táteis para alguns dos veículos da Tesla, que tem debaixo de um olhar atento o mercado dos connected cars.
Diz a Reuters que este é um setor que não tem conseguido crescer na China, apesar de o governo ter já incetivado à união de forças entre tecnológicas e fabricantes automobilísticas, pois só assim poderá a indústria automóvel crescer.
Ainda este mês, a Baidu revelou querer investir no segmento dos carros conectados, e, ao que parece, poderá estar já em negociações com algumas fabricantes automóveis.