A SAP anunciou que desenvolverá uma solução de Big Data sob medida para atender às demandas do setor de telecomunicações. O projeto, que tem como objetivo ajudar a simplificar a TI e promover a inovação nos negócios dos prestadores de serviços de comunicações, vai de encontro com a crescente demanda do setor.
Desenvolvido para ser executada sobre SAP HANA Cloud, a plataforma de processamento de dados em tempo real e em nuvem da multinacional alemã, o modelo de dados vai oferecer processamento e análise de dados contextuais em tempo real para operadoras de telecomunicações.
De acordo com a SAP, as empresas de telecomunicações precisam explorar seus enormes volumes de dados para conquistar um maior nível de envolvimento dos clientes e ter transações comerciais simplificadas em todos os canais, para permanecerem competitivas nos mercados hiperconectados e saturados de hoje. Também precisam de mais informações sobre o uso das redes e operações economicamente mais eficientes.
“Nossos clientes nos salientam que a necessidade de aceder, controlar e interpretar grandes volumes de dados nunca foi tão grande”, afirma Theo Pappas, vice-presidente de indústrias estratégicas da SAP Brasil. “É por isso que queremos tornar mais ágil o acesso das operadoras de telecomunicações a soluções de Big Data. As telcos poderão usar informações para criar serviços inovadores, aumentar a taxa de retenção e reduzir a rotatividade de clientes, além de aumentar a receita”, diz o executivo.
De acordo com um estudo do IDC, o volume de dados no mundo deverá crescer dez vezes nos próximos seis anos, atingindo 44 zetabytes (milhões de milhões de gigabytes). Explorando a nova geração de tecnologias de Big Data, os prestadores de serviços podem obter mais informações sobre comportamentos e preferências dos clientes e como eles interagem com o mundo. É possível extrair o máximo valor desses grandes volumes de dados combinando o poder do processamento in-memory da SAP HANA e a capacidade do Apache Hadoop para armazenar e processar até 100 petabytes ou mais de dados — independentemente da estrutura. Como resultado, eles serão capazes de explorar dados valiosos na organização e encontrar informações ocultas que podem se tornar novas fontes de receita.
A previsão é que os clientes terão a opção de executar a solução de Big Data on-premise, em nuvem ou usando uma implementação híbrida.
*Jocelyn Aurichio é jornalista da B!T no Brasil
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…