Tecnologia portuguesa em missão espacial

Além dos softwares de bordo e da estação terrestre, a empresa foi, ainda responsável pelo software de controlo para a experiência “DeCas” e pelos testes de hardware para a experiência “Atmosphere Analyzer”.

A DeCas é uma experiência desenvolvida pela Aviosonic para estudar as dinâmicas de fragmentação de um satélite durante a sua reentrada. A experiência consiste numa espécie de “fragmento inteligente” que tem a capacidade de determinar a sua posição enquanto o satélite se desintegra.

Já a “Atmosphere Analyzer” é uma experiência que pretende validar uma abordagem inovadora para amostragem da ionosfera. Durante a manobra de reentrada, o D-Sat passará através de uma região da ionosfera entre os 80km e os 150km, recolhendo dados e transmitindo-os para a Terra. Até aos dias de hoje, esta é a região menos estudada da atmosfera por se encontrar a uma altitude demasiado alta para os balões estratosféricos e demasiado baixa para os satélites. 

O satélite D-Sat, com recurso à tecnologia D-Orbit Decommissioning Device (D3),  vai executar uma manobra de desmantelamento direta e controlada que causará a reentrada do satélite na atmosfera em apenas 30 minutos, causando a sua desintegração sobre áreas inabitadas. Esta inovação impede que os detritos do satélite fiquem no Espaço como é usual acontecer.

A D-Orbit Portugal é uma das empresas apoiadas pela Incubadora da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), coordenada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN). A ESA BIC Portugal apoiada startups que transfiram tecnologia espacial para aplicações na Terra nas mais diversas áreas.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago