A NEC Corporation realizou com sucesso experiências com IA para prever a probabilidade de minas terrestres estarem enterradas em determinadas áreas.
Este projeto foi desenvolvido para contribuir para a redução de vítimas de minas terrestres e para apoiar a sua remoção segura, rápida e eficiente.
Como resultado deste trabalho, foi confirmado que a localização mais provável de minas terrestres pode ser prevista com um elevado grau de precisão (cerca de 90%). Este trabalho foi conduzido como parte de um projeto de cocriação com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que teve início em junho de 2021.
As minas terrestres são frequentemente colocadas de modo a serem difíceis de detetar e, por estarem enterradas em áreas onde pessoas e veículos passam frequentemente, continuam a representar uma ameaça à vida humana, mesmo depois de os conflitos terem terminado.
Em 2021, o número de baixas causadas por Resíduos Explosivos de Guerra (ERW), tais como bombas de fragmentação e minas terrestres, atingiu 5.554 em todo o mundo, sendo a maioria dessas baixas civis, segundo dados do inquérito da ONG internacional “Landmine and Cluster Munition Monitor“.
Para este projeto, a NEC recebeu dados abertos do CICV, tais como informação geográfica e geológica, dados que incluíam a localização de habitações e edifícios importantes, bem como relatórios dos residentes.
A IA da NEC selecionou e analisou então a informação para prever áreas com uma elevada probabilidade de presença de minas terrestres. Com base na informação sobre áreas de conflito, a NEC utilizou esta tecnologia para alcançar uma taxa de correspondência de previsão de aproximadamente 90%, com as previsões a indicar tanto as áreas prováveis de presença de minas terrestres, como as áreas que provavelmente estão livres de minas terrestres.
Como resultado, será possível que o pequeno número de peritos e pessoal de remoção de minas em todo o mundo possa analisar áreas maiores de terreno, de forma mais rápida e com um custo mais baixo.
As primeiras fases de remoção de minas, requerem habitualmente muitas pessoas e muito tempo para analisar grandes quantidades de dados e informações. Ao utilizar a IA para classificar (ou “harmonizar”) estes dados e informações, os peritos humanos podem concentrar-se na tomada de decisões sobre onde conduzir a remoção de minas terrestres da forma mais eficiente.
No futuro, o sistema irá incorporar também novas fontes de dados, tais como a deteção remota (por exemplo, dados recolhidos por drones e satélites), para melhorar ainda mais a velocidade e precisão das previsões.
Além disso, até março de 2024, a NEC pretende fornecer aos governos e às organizações internacionais de todo o mundo, uma solução de previsão de minas terrestres baseada em IA.
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…
São três formações especialmente desenhadas pela Nova SBE, destinadas a dotar os profissionais com competências-chave…
A profissional conduzirá o destino da multinacional em Portugal como integrador de serviços digitais para…
Até ao final de 2025, a marca pretende capacitar quase 100 milhões de utilizadores em…
Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…
Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…