Categories: Inovação

Tecnologia da NEC identifica pessoas através de som

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de reconhecimento biométrico que identifica indivíduos através da medição das diferenças na forma das cavidades auriculares, com recurso a som que é inaudível para o ouvido humano.

Este desenvolvimento da tecnologia de autenticação acústica, que deverá estar disponível até ao final de 2018, foi desenvolvido em cooperação com o Nagaoka National College of Technology.

A autenticação acústica convencional é audível para o ouvido humano e tende a causar desconforto que interfere com o trabalho, a concentração e a audição do som ambiente. Esta nova tecnologia reforça a segurança através do reconhecimento em tempo integral (constante), não interferindo no comportamento nem no trabalho dos utilizadores.

A tecnologia identifica com precisão indivíduos, medindo as características acústicas que representam a forma do canal auditivo do utilizador. Auscultadores inteligentes, equipados também com microfones, emitem som inaudível de alta frequência (18 a 48 kHz), que é então refletido pelo canal auditivo e capturado pelos microfones. A análise dos sons refletidos permite determinar as características do canal auditivo de um indivíduo.

“A NEC desenvolveu esta tecnologia com o objetivo de evitar fraudes de identidade e garantir a segurança e a confiança na manutenção, gestão e segurança de importantes infraestruturas sociais”, afirmou Akio Yamada, diretor geral dos Data Science Laboratories, da NEC Corporation. “Esta tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência das operações em instalações médicas e centros de atendimento, por exemplo, através do reconhecimento em mãos livres que é assegurado graças ao recurso a auscultadores inteligentes, algo que os utilizadores já estão habituados a utilizar no dia-a-dia”.

Rui Damião

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago