Tecnologia da MasterCard acelera processo de venda de bilhetes
A Mastercard juntamente com o Banco Santander e a empresa municipal de transportes públicos da cidade de Madrid, apresentaram a solução de pagamento de bilhetes de autocarro com quaisquer cartões bancários contactless. A primeira fase deste projeto-piloto estará disponível em duas das principais carreiras de autocarro em Madrid e decorrerá ao longo de oito semanas.
Numa fase posterior, o sistema será alargado à totalidade dos mais de 800 mil clientes que usam regularmente estas duas carreiras, sendo que uma delas é o serviço expresso que liga o aeroporto de Barajas à estação de Atocha, no centro de Madrid.
Segundo as empresas, esta é a primeira vez que os pagamentos contactless estão disponíveis nos serviços de transporte público em Espanha. O serviço pretende reduzir custos e melhorar a segurança de passageiros e motoristas na frota de 33 autocarros que operam nos referidos percursos.
Os benefícios desta inovação estendem-se ainda à rapidez e conveniência de utilização, dizem as empresas, uma vez que os passageiros apenas têm de aproximar o cartão do terminal de pagamento e entrar. Este sistema pretende aumentar a simplicidade e a segurança, dado que elimina a necessidade de andar com notas ou moedas, de ter o troco correto ou até de comprar previamente o bilhete e, também, porque cada transação tem o seu próprio código de segurança único.
A interoperabilidade e aceitação global dos cartões MasterCard faz com que este sistema permita que qualquer portador de um cartão contactless da MasterCard, de qualquer parte do mundo, faça o pagamento do autocarro, sem necessitar de usar notas, moedas ou bilhetes específicos para o efeito.
O sistema poderá ser alargado a outras cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa e Porto. Em Lisboa, a MasterCard cooperou com a CGD para emitir um produto especial, o Cartão Maestro Caixa Viva, que pode ser utilizado na generalidade dos transportes urbanos de Lisboa.