Tecnologia 4DX chega aos cinemas em Portugal

Ao todo, são cerca de vinte os efeitos que as salas 4DX conseguem proporcionar, com sensações sincronizadas com o filme. A NOS indica que esta é a “primeira tecnologia multidimensional adaptada ao cinema comercial” e a sua estreia irá acontecer primeiro em salas de Lisboa e Porto.

Os efeitos da 4DX são possíveis através do sistema eletrónico de movimentos das cadeiras, que simulam sensações como voar, cair, acelerar ou travar. Depois, são instalados sistemas de recriação ambiental na sala, que imita a sensação de vento, chuva, nevoeiro, aromas, entre outros.

“A tecnologia 4DX é uma nova abordagem e uma outra fronteira”, afirma o administrador dos cinemas NOS Lusomundo, Luís Robredo Mota, lembrando que a marca trouxe o IMAX para Portugal em 2013 e que tem a seu cargo a gestão de 200 salas de cinemas. “Vamos proporcionar cinema ainda mais imersivo e dar outra dimensão à exibição de cinema”, acrescenta o responsável.

Esta não é ainda uma tecnologia com grande disseminação pelo mundo, havendo cerca de 180 salas equipadas com 4DX em 37 países. “Em parceria com os produtores de Hollywood mais reconhecidos, o formato 4DX desperta os 5 sentidos de forma incomparável, tornando-se a experiência de cinema absoluta”, sublinha a NOS.

É também uma forma de atrair espectadores que perderam o hábito de ir ao cinema, apesar de este segmento ter registado um aumento no ano passado: de acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, tanto as entradas como as receitas de bilheteira aumentaram nos primeiros nove meses de 2015. As entradas subiram 2,2 milhões (de 8,6 para 10,8 milhões de espectadores) e as receitas evoluíram de 44,8 para 55,7 milhões de euros.

“Provando-se como um avanço para envolver ainda mais as audiências, o 4DX tem mostrado fortes performances em toda a Europa – da República Checa à Inglaterra, passando pela Suíça, Hungria, Polónia e Roménia”, garante o CEO CJ4Dplex, Byung Hwan. “Acreditamos fortemente que o 4DX também irá ser um sucesso em Portugal, e estamos muito animados em trabalhar com a NOS para continuar a nossa expansão internacional.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

20 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago