Categories: Escritório

TAP permite utilização de aparelhos eletrónicos nos voos

A TAP anunciou que a utilização de aparelhos eletrónicos vai passar a ser permitida em todas as fases dos voos. No entanto, os aparelhos vão ter de estar configurados em “modo voo”, com os sistemas de comunicação e transmissão de dados desativados.

Segundo um comunicado emitido pela companhia de aviação portuguesa, a utilização de aparelhos eletrónicos pessoais durante todas as fases do voo é permitida desde ontem, dia 13 de janeiro. Até agora os passageiros eram obrigados a desligar os equipamentos durante a descolagem e durante a aterragem.

No entanto, é necessário que os aparelhos estejam configurados em modo de voo, isto é, onde todos os modelos de comunicações estão desligados. Apesar disto, a empresa faz uma observação aos computadores portáteis por questões de segurança: “A utilização de computadores portáteis está, porém, restringida nas fases de descolagem e aterragem, devendo esses equipamentos ser guardados e devidamente acomodados, de forma a ser garantida a segurança dos restantes passageiros”.

Os aparelhos eletrónicos pessoais podem ser usados durante os voos desde que os sistemas de comunicação e transmissão de dados wireless e bluetooth estejam desativados.

A companhia aérea portuguesa salienta que as normas de utilização de aparelhos eletrónicos a bordo devem ser sempre estritamente observadas e cumpridas, razão pela qual o uso de aparelhos como walkie-talkies, rádios portáteis, brinquedos com controlo remoto e outros não é permitido durante todas as fases do voo.

Esta alteração nas regras acontece dois meses depois de a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) ter aprovado o uso de equipamentos eletrónicos em todas as fases de voos realizados na Europa.

A Comissão Europeia também já aprovou um conjunto de novas regras que permite às companhias aéreas decidir se permitem o uso de serviços de telecomunicações com base em 3G ou 4G nas fases de voo acima dos três mil metros.

Cátia Colaço

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago