Taiwan ameaça terminar plataforma da Alibaba no país

O governo de Taiwan deu seis meses à Alibaba para terminar as operações do seu website Taobao no país. O ultimato é feito depois de a empresa chinesa não ter conseguido obter a licença necessária para operar aquém dos contornos legais da ilha chinesa.

A Ilha Formosa (assim foi batizada Taiwan pelos portugueses no final do século XVI) disse que a Alibaba tem seis meses para retirar o seu mercado online Taobao do território, situado a sudeste da República Popular da China, seria penalizada em cerca de oito mil dólares. Apesar de esta decisão surgir como um obstáculo à estratégia de expansão da Alibaba, que tem procurado cultivar negócios fora do mercado chinês continental, os habitantes de Taiwan poderão continuar a fazer encomendas no Taobao através da sua plataforma chinesa.

Emile Chang, secretário-executivo da Comissão de Investimento de Taiwan, afirmou, citado pela Reuters, que nem a Alibaba, nem o Taobao, estão na posse das licenças necessárias para operar no mercado insular. O responsável alega que tanto o Taobao como a Alibaba.com – a plataforma online B2B atingida, em março, por uma decisão semelhante – requisitaram licenças para operar em Taiwan como negócios de propriedade estrangeira e não chineses. Ambos os negócios brotaram do solo da China Vermelha, pelo que não são vistos com bons olhos pelo governo da Ilha Formosa, uma república democrática multipartidária.

Chang afirmou, contudo, que a Alibaba poderia ainda pedir a emissão das licenças devidas, como empresa da China continental, mantendo, assim, o seu negócio em Taiwan.

A gigante do comércio eletrónico disse, segundo a agência noticiosa, que estava já em negociações com as devidas autoridades para conceber uma solução viável e satisfatória para ambas as entidades.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago