Categories: IndústriaInovação

Startups e PME’s desenvolvem projetos colaborativos no Check-IN

O programa de inovação aberto ao setor do turismo – Check-In Tourism Innovation juntou este ano, na sua segunda edição, 20 Startups e 18 PME’s em projetos colaborativos para o desenvolvimento de soluções inovadoras dirigidas ao setor das viagens e do turismo.

O Programa – promovido pelo Haddad Entrepreneurship Institute em cooperação com o Westmont Institute of Tourism and Hospitality (ambos da Nova SBE) em parceria com o Turismo de Portugal – reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou para finalistas 20 startups.

À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 13 parceiros que, durante o Demo Day, apresentaram 21 soluções inovadoras que propõem tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.

Incrementar a atratividade, sustentabilidade e segurança do setor do turismo foi o grande desafio colocado a startups e PME’s cujos projetos, desenvolvidos ao longo de 12 semanas, responderam às necessidades mais prementes do sector.

Na presente edição do Check-IN, Tourism Innovation, destaque para 3 das soluções apresentadas:

Startup Zoomguide. Piloto com parceiro Parques de Sintra: Tecnologia, que com recurso a IA, permite explorar inúmeros pontos de interesse em 3 salas do Palácio Nacional de Sintra (pinturas, mobiliário, elementos arquitetónicos). Com acesso a inúmeros conteúdos (desde áudio a realidade aumentada) e disponível em vários idiomas, a tecnologia é adaptada às necessidades de diferentes públicos, incluindo o público com deficiência. 

Startup Faundit. Piloto com parceiro United Hotels: Plataforma online (SAAS) para registo, localização e devolução de itens perdidos. O projeto foi implementado em 9 unidades hoteleiras United Hotels, permitindo aos hospedes o registo online para posterior localização, através de IA, dos seus itens perdidos.

Startup Bitskout. Piloto com parceiro Top Atlântico: Plataforma de software que, através de IA, permite extrair de e-mails provenientes de vários clientes, informações de viagens em português. Com este projeto é possível reduzir o trabalho manual, extraindo automaticamente informações básicas, como datas, informações de voo/hotel/transportes, etc., para um sistema de gestão baseado na nuvem.

Redação Silicon

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

4 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago