Startup Lisboa abre programa de bolsas para recém licenciados
A Startup Lisboa abriu as candidaturas para a segunda edição do programa “Startup Portugal Momentum”, que oferece bolsas a recém licenciados que queiram criar o seu próprio negócio.
Este programa foi lançado pela Startup Lisboa no ano passado e foi um ponto de partida, dando a recém licenciados a oportunidade de fazerem da sua ideia de negócio o seu primeiro emprego. Em 2016, o Startup Portugal Momentum passou a ser uma iniciativa nacional, integrado no pacote de 15 medidas lançadas a 6 de junho na apresentação do programa Startup Portugal.
O programa está aberto a recém licenciados (ou finalistas) que tenham uma ideia de negócio e espírito empreendedor, mas sem meios financeiros para poderem dedicar-se a tempo inteiro à criação da sua startup. Os jovens que cumprirem os requisitos podem candidatar-se até 25 de outubro.
Depois, os empreendedores selecionados terão um ano para se dedicarem à criação do negócio. Nesse período, ser-lhes-á facultado acesso e incubação gratuita numa das incubadoras que fazem parte do Startup Portugal, terão alojamento numa residência da própria incubadora ou de um parceiro e receberão uma “mesada” de 691,70 euros, para viverem sem grandes preocupações financeiras.
Estas condições, diz a Startup Lisboa, vão permitir-lhes focarem-se no negócio, testarem e validarem as ideias e construírem uma equipa. Poderão também usufruir da partilha de conhecimento e experiência da comunidade empreendedora, bem como de todas as atividades, parcerias e benefícios da incubadora em que forem recebidos.
Os requisitos, de um modo geral, são os seguintes:
- O jovem deve ter concluído o curso no ano letivo 2014/15 ou ser finalista no ano letivo 2015/16, numa universidade ou instituto politécnico
- Ter sido abrangido por ação social este ano ou nos últimos três anos
- Ter nacionalidade portuguesa.
As candidaturas à 2ª edição podem ser feitas no site do Startup Portugal Momentum.
O Startup Portugal, organizado pela Startup Lisboa, conta com a parceria de incubadoras de todo o país através da Rede Nacional de Incubadoras.