A Associação SOS Voz Amiga, a mais antiga linha de apoio do país (fundada em 1978), vai passar a prestar o seu serviço em mais de 21 línguas/29 idiomas, graças ao programa ‘Saved in Translation’, uma parceria com a Samsung para utilizar a Tradução em Tempo Real do Galaxy AI, um serviço automático de intérprete em tempo real.
O serviço, que já arrancou, vai transformar a linha de apoio emocional e prevenção do suicídio numa plataforma “mais inclusiva e acessível a quem não fala português”, refere a Samsung em comunicado de imprensa.
Através da tecnologia Tradução em Tempo Real da Galaxy AI, passa a ser possível atender e dar resposta a chamadas feitas em diferentes idiomas, garantindo o acesso ao apoio prestado pela Associação, independentemente da língua materna de quem a contacta.
Com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar em 2023 a solidão como um “problema de saúde pública global”, atualmente a SOS Voz Amiga atende milhares de chamadas todos os anos, proporcionando apoio a quem se sente sozinho ou enfrenta desafios de saúde mental.
Com o crescimento da população estrangeira a viver em Portugal, representando já mais de um milhão de pessoas (segundo dados da AIMA), a organização identificou a necessidade de expandir a sua capacidade de resposta além da língua portuguesa.
Para dar resposta a esta necessidade, a Samsung equipou a SOS Voz Amiga com 60 smartphones equipados com Galaxy AI, permitindo que os voluntários utilizem a funcionalidade Tradução em Tempo Real para traduzir chamadas de forma instantânea e em tempo real, garantindo um serviço verdadeiramente ao alcance de qualquer pessoa em Portugal, independentemente do idioma que fale.
“Com esta parceria, damos um passo essencial para tornar a nossa linha de apoio mais inclusiva e acessível. O aumento do número de imigrantes em Portugal impõe a necessidade de adaptação dos nossos serviços, assegurando que ninguém seja deixado para trás devido a barreiras linguísticas ou falta de recursos”, afirma Francisco Paulino.
O presidente da SOS Voz Amiga disse ainda que a tecnologia da Samsung “permite oferecer um suporte mais eficaz a quem mais precisa, sem que a língua seja um obstáculo”.
“A tecnologia tem o poder de aproximar as pessoas e derrubar barreiras. Com esta parceria, a Samsung reforça o seu compromisso de tornar a IA acessível para todos, neste caso garantindo que, através dela, mais pessoas podem ter acesso ao apoio emocional de que precisam, sem obstáculos linguísticos”, afirma Nuno Parreira, general manager da Samsung Portugal.
“Depois de a Samsung ter anunciado no final no ano passado o lançamento da Galaxy AI em português de Portugal, para tornar IA acessível a todos, esta parceria vai procurar reduzir um entrave ao acesso a apoio emocional, promovendo a inclusão e a acessibilidade à tecnologia para todos os utilizadores”, conclui o porta-voz.
Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…
Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…
Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…
Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…