Sony aposta na qualidade da imagem e vira-se para o 4K

Qualidade, resolução e mobilidade. Estas três palavras são os pilares que sustentam a estratégia da Sony para 2015 e os aspetos em que a empresa tem apostado mais vigorosamente. A Sony está também a preparar-se para tomar as rédeas do mercado do 4K.

Sony

“Em 2014, o mercado das televisões voltou a crescer”, disse Pedro Jesus. O diretor de marketing da Sony para a Península Ibérica afirmou que os investimentos em TV contrariaram o que se havia vindo a observar nos últimos anos, acrescentando que 2015 deverá também ser pautado por um aumento do setor, embora não tão acentuado.

Para este ano, a Sony vai apostar em televisões Ultra HD 4K, ultrafinas e com capacidades de interação com dispositivos móveis. O investimento na otimização da definição da imagem traduzir-se-á no processador X1, através do qual a tecnológica japonesa deixa claro que pretende aproveitar ao máximo o 4K, procurando oferecer imagens com uma qualidade superior, cores mais fortes e nitidez melhorada. Contudo, esta aposta incidirá mais fortemente sobre as televisões de gama alta e com maiores ecrãs.

Estima a Sony que o mercado europeu de TV 4K cresça mais de 30 por cento até 2018.

Falando de design, a Sony está agora a desenvolver televisões que chegam a ser mais finas do que um smartphone, como as X90C. Apesar de esta estética estar circunscrita ainda aos produtos de topo, será em breve, segundo a empresa, alargada às televisões de entrada de gama.

“Vamos levar a smart TV até ao nível seguinte”, disse Pedro Jesus, referindo-se à Android TV. Este sistema, que aproveita a penetração de mercado de 80 por cento do sistema operativo da Google, permite que a televisão se torne numa espécie de dispositivo Android (e não num segundo ecrã do telemóvel), com acesso a todos os conteúdos da Google Play. A Sony diz que este sistema estará disponível em Portugal em meados de maio deste ano.

Fotografia e Vídeo de próxima geração

Mudando de rumo, em direção ao vídeo e à fotografia, a Sony está também a aprimorar a qualidade da imagem e a integrar nos seus produtos funcionalidades de conectividade e mobilidade.

De 2013 para 2014, o mercado das câmaras fotográficas com lentes amovíveis sofreu uma ténue queda. Para tentar reavivar o crescimento deste setor, a empresa quer oferecer uma maior rapidez de enfoque e de disparo, tendo, assim, em mira o grupo dos fotógrafos profissionais.

Através da tecnologia de foco automático de alta velocidade 4D, as máquinas α6000 e α5100, por exemplo, conseguem capturar imagens de objetos em movimento sem sacrificar a qualidade das mesmas. Quanto à velocidade de disparo, a α6000 tira até 11 frames por segundo.

As action cams, utilizadas por aventureiros destemidos (e não só, claro) para gravar momentos de ação, têm sido uma das grandes apostas da Sony, e este ano estarão nos primeiros lugares da sua lista de investimentos. Tendo conseguido já chegar até ao segundo lugar deste mercado, tanto em Portugal como em Espanha, a Sony intenta diferenciar-se da concorrência, como a GoPro, através da integração do 4K e de melhorados estabilizadores de imagem nestas câmaras. Estes dispositivos incorporam também sistemas de localização GPS.

Este ano o portfólio de action cams 4K deverá receber novas adições, de acordo com informações avançadas pela Sony.

A app ActionCam lançada pela Sony permite que os utilizadores através de dispositivos móveis editem os vídeos gravados através de action cam.

Diz a empresa que existem já mais de 40 acessórios para as suas action cams.

Áudio sem fios

Relativamente a equipamentos de áudio, a Sony pretende conquistar a liderança do setor dos headphones de gama alta. Para além disso, está também a introduzir sistemas de áudio multiroom, transportando músicas de uma divisão da casa para a outra através de meros toques no ecrã do smartphone.

A Sony também desenvolveu colunas com capacidades de ligação sem fios, que podem ser acopladas para aumentar a potência do som, sem se ter que estar a ligar e a desligar cabos.